TRANSTORNOS COMPORTAMENTAIS ESCOLARES

O neurologista pediátrico tem competências e habilidades específicas nos principais transtornos de comportamento que acometem crianças e adolescentes no ambiente escolar, como  Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Desafiador Opositivo (TOD), Transtorno de Conduta, comportamento Bullying, Transtornos do Humor,  Transtornos Ansiosos,  Transtornos Específicos de Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual.

Promove a saúde mental e identificação precoce de problemas comportamentais de crianças e adolescentes.

Os Transtornos  comportamentais que surgem na primeira fase da vida podem atrapalhar o desenvolvimento da criança e do adolescente. Perceber os sintomas e encaminhar para um acompanhamento adequado é essencial para estabelecer um diagnóstico correto e evitar prejuízos futuros.

Os sintomas de um mesmo transtorno podem se apresentar de forma distinta para crianças e adolescentes. Por isso, está indicada a avaliação especializada, que vai estar atenta às peculiaridades de cada faixa etária.

É muito importante o olhar atento da família para os comportamentos que são característicos da infância e da adolescência. O que deve chamar a atenção são os excessos ou as ausências de certas atitudes. Esse acompanhamento é fundamental para avaliação adequado do especialista.

Apesar de não ser tão comum, alguns transtornos comportamentais podem surgir ainda na infância. Ao perceber mudanças bruscas de comportamento ou dificuldades de aprendizado na criança, o ideal é que ela seja avaliada por um especialista. Essa indicação pode ser feita pela escola, pela família, pelo pediatra ou médico de outra especialidade, que podem perceber os sinais e indicar o atendimento especializado. A intervenção precoce  dos transtornos comportamentais melhora a qualidade de vida das crianças e adolescentes e de todos ao seu redor.

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon