Neurologia Cognitiva e do Comportamento

O neurologista pediátrico é treinado no diagnóstico e tratamento de alterações no desenvolvimento e comportamento infantil, associados a doenças neurológicas e não neurológicas, como Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, Atraso Global do Desenvolvimento, Transtorno da Comunicação, TDAH, Transtorno Especifico de Aprendizagem, Transtornos Motores, Transtorno de Tique, Transtornos Comportamentais Escolares, Distúrbios Escolares, Transtornos Neurocognitivos, Demências e  quadros assemelhados.

Estuda as bases anatômicas e fisiológicas das funções cognitivas (como memória, linguagem, funções executivas, habilidades visuais, entre outras) e do comportamento, e os transtornos destas funções causados por doenças que afetam o cérebro.

Promove a saúde mental e identificação precoce de atrasos no desenvolvimento.

Tem profundo conhecimento sobre a fisiopatologia dos distúrbios cognitivos e comportamentais. É apto no diagnóstico e tratamento de doenças e condições neurológicas com manifestações predominantemente na esfera cognitiva e comportamental.

Através do uso de baterias neuropsicológicas e exames específicos, consegue separar com boa acurácia os casos de alterações cognitivas (como perda de memória) por doenças neurodegenerativas graves das causas tratáveis e mais simples.