Clinica NeuroGandolfi
A Importância da Discriminação Auditiva na Alfabetização
Atualizado: 10 de out. de 2020

⭐ Após o nascimento, a audição do bebê ainda não está totalmente desenvolvida, mas já nos primeiros dias eles podem distinguir os novos sons das falas que já conhecem.
➡ A discriminação auditiva trata-se da capacidade de classificar e diferenciar os sons uns dos outros. Essa distinção deve ser feita quanto a frequência do som, a duração ou intensidade.
Ela pode incluir sons não-verbais ou apenas sons da fala. Nesse último caso, chamamos de discriminação fonológica.
➡ Durante o processo de alfabetização, ter a discriminação auditiva desenvolvida faz toda a diferença. É importante porque a relação entre as habilidades auditivas e a aprendizagem influencia diretamente no desenvolvimento da criança.
❗ A dificuldade na discriminação auditiva, muitas vezes, está relacionada com dificuldades na leitura e na escrita. Por conta disso, é fundamental perceber se há algum impasse na interpretação auditiva e, caso haja, iniciar formas de estímulo.
#discriminaçaoauditiva #interpretaçaoauditiva #alfabetizaçao #discriminaçaofonologica #desenvolvimentoinfantil #aprendizagem #audiçaodobebe #audiçaodacriança #fonoaudiologia
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
Pediatria - Neurologia Pediátrica
CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1