• Clinica NeuroGandolfi

A importância de dizer “NÃO” aos nossos filhos


😱 "Uma criança sem disciplina é uma criança que não se sente amada".


Esta frase resume a importância da disciplina na vida de uma criança e dizer “NÃO” faz parte deste processo.

Se existirem diversos padrões de comandos para a mesma situação, não se formará padrão consistente de disciplina. Isto é o que chamamos de dupla mensagem: Quando um dos cuidadores diz “SIM” e o outro diz “NÃO”, a criança sempre tenderá a fazer o que lhe é mais agradável.


Doutora, existe idade ideal para iniciar a disciplina?

A resposta é NÃO! Porque disciplinar não é castigar, disciplinar é ensinar! Cada etapa do desenvolvimento exige um tipo de ensinamento do que pode ou não ser feito. Então, se seu filho aprendeu a engatinhar e vai em direção a uma escada, você precisa ensinar que aquele local não é permitido. Ninguém disse que isso é fácil. Exige muita paciência, persistência, CONTINUIDADE e muito amor.


‼A importância do não‼

✅ Dizer não, nem sempre é fácil. O importante é que a escolha do que a criança não possa fazer ocorra com os pais em acordo e com uma motivação real, pois a negativa para qualquer coisa, sem consistência, pode transformar o relacionamento em um modelo inadequado e fazer a criança ter medo dos pais, provocando afastamento e desconfiança.


✅ O “NÃO” deve vir acompanhado de tranquilidade e certeza de que ele não representa falta de amor. A criança se sente tranquila sabendo que tem alguém no controle que a ama e a protege.


✅ Quando a disciplina É oferecida de forma correta, firme e carinhosa fornece a base para que a criança tenha um desenvolvimento adequado e uma vida adulta saudável, com competência social.


#quemamaeduca #maternidadereal #sermae #serpai #mamaeeduca #papaieduca #paidemenina #maedemenina #paternidadereal #filha


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

0 visualização

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon