• Clinica NeuroGandolfi

A importância do apontar para o desenvolvimento da comunicação e interação social.


👶🏻A atenção compartilhada é uma habilidade, desenvolvida desde a tenra idade, com início por volta dos 9 meses, onde intencionalmente a criança expressa, inicialmente por meio de gestos como apontar, o objeto de interesse.


👧🏻Da mesma forma, nós adultos conseguimos atrair a atenção da criança pequena para objetos e situações que queremos mostrar, ou seja, o objeto partilhado se torna o foco de atenção de duas pessoas num mesmo tempo.


👶🏻Essa habilidade pré linguística (apontar) é caracterizada pela triangulação do olhar entre a criança, o mediador (adulto) e o objeto de interesse, que nesse momento, se torna o alvo de atenção de duas pessoas.


👧🏻Assim, há um consenso entre os estudiosos no sentido de que o fenômeno da atenção compartilhada, através principalmente do gesto apontar, é um dos pilares da cognição social e da aquisição da linguagem, pois muito antes da criança desenvolver a fala, a criança já pode manifestar seus interesses e desejos através da habilidade de coordenar ações de atenção entre um parceiro social ou um objeto de interesse comum, promovendo avanço no vocabulário infantil e trocas dialógicas, que favorecem a interação social.


👶🏻Dessa forma, o apontar se torna uma ferramenta comunicativa crucial para o desenvolvimento e a manutenção da interação social, pois envolve a iniciativa, a intencionalidade da criança. Portanto, envolve o desejo de se interagir, de se fazer presente naquela situação, o que é a base da interação social, habilidade preditora para o desenvolvimento e aprendizado da criança.


#desenvolvimentoinfantil #apontar #sermae #comportamentoinfantil #mamaecuida #cuidadosnainfancia #estimulacaoprecoce

#papaicuida #filha #maedemenina


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

Transtorno do Espectro Autista

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon