Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Acidente Vascular Cerebral (AVC) na infĂąncia: pode acontecer?


🧠 O Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser em virtude de uma hemorragia intracraniana (AVC hemorrĂĄgico), descontinuação do fluxo sanguĂ­neo arterial de uma ou mais ĂĄreas cerebrais (AVC isquĂȘmico) ou obstrução venosa cerebral (trombose venosa cerebral, infarto venoso).


🧠 Pode ocorrer em qualquer idade, inclusive recĂ©m nascidos, bebĂȘs, crianças e adolescentes. Desta forma, qualquer alteração aguda do padrĂŁo neurolĂłgico prĂ©vio Ă© um alerta para o risco de AVC e precisa de intervenção precoce. Em torno de 50 a 75% dos casos, pode haver sequelas.


đŸ€”Mas, afinal, quais sĂŁos os sinais de alerta e fatores de risco?

🚑Se sinais de alerta de AVC, o indivĂ­duo precisa ser levado imediatamente a uma unidade de urgĂȘncia e emergĂȘncia para o inĂ­cio precoce do tratamento especializado adequado. ⚠AVC TEM TRATAMENTO!


🧠 Uma mĂ©dia de 2 milhĂ”es de neurĂŽnios e 14 bilhĂ”es de conexĂ”es/sinapses por minuto sĂŁo perdidas pelo cĂ©rebro apĂłs descontinuação aguda do fluxo cerebral! Portanto, ⏰TEMPO É NEURÔNIO! Quanto mais rĂĄpido se inicia a intervenção, mais neurĂŽnios e conexĂ”es sĂŁo salvos, logo, menor o risco de sequelas.


#cerebro #avc #avcinfantil #sinaisdealerta #samu #cuidadosnainfancia #mamaecuida #papaicuida #neuronio


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia PediĂĄtrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

5 visualizaçÔes0 comentårio