Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Acidente Vascular Cerebral (AVC) na infância: pode acontecer?


🧠 O Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser em virtude de uma hemorragia intracraniana (AVC hemorrágico), descontinuação do fluxo sanguíneo arterial de uma ou mais áreas cerebrais (AVC isquêmico) ou obstrução venosa cerebral (trombose venosa cerebral, infarto venoso).


🧠 Pode ocorrer em qualquer idade, inclusive recém nascidos, bebês, crianças e adolescentes. Desta forma, qualquer alteração aguda do padrão neurológico prévio é um alerta para o risco de AVC e precisa de intervenção precoce. Em torno de 50 a 75% dos casos, pode haver sequelas.


🤔Mas, afinal, quais sãos os sinais de alerta e fatores de risco?

🚑Se sinais de alerta de AVC, o indivíduo precisa ser levado imediatamente a uma unidade de urgência e emergência para o início precoce do tratamento especializado adequado. ⚠️AVC TEM TRATAMENTO!


🧠 Uma média de 2 milhões de neurônios e 14 bilhões de conexões/sinapses por minuto são perdidas pelo cérebro após descontinuação aguda do fluxo cerebral! Portanto, ⏰TEMPO É NEURÔNIO! Quanto mais rápido se inicia a intervenção, mais neurônios e conexões são salvos, logo, menor o risco de sequelas.


#cerebro #avc #avcinfantil #sinaisdealerta #samu #cuidadosnainfancia #mamaecuida #papaicuida #neuronio


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo