Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Afinal, o que é a Comunicação Suplementar?


📌 Afinal, o que é a Comunicação Suplementar?


Quando tocamos nesse assunto, automaticamente precisamos citar o Transtorno Espectro Autista (TEA), transtorno neurobiológico no qual uma das principais características é a dificuldade de comunicação.


Como sabemos, a comunicação não é realizada apenas através da fala, mas também pela linguagem não-verbal, isto é, gestos, sons, expressões e outros fatores.


A Comunicação Suplementar aborda todos os elementos da comunicação não-verbal, utilizando estratégias para desenvolver a comunicação cotidiana das pessoas que possuem algum comprometimento verbal, como os autistas.


Com isso, é possível promover a interação social e, automaticamente, melhorar muitos outros sentidos na criança, proporcionando maior qualidade de vida à ela.


Na Comunicação Suplementar podemos abordar vários materiais, como a escrita, as fotografias, os desenhos, a escrita, os painéis, objetos, gestos e muitos outros que auxiliam a criança na comunicação funcional.


📲 Quer saber mais sobre esse tema? Entre em contato comigo!


#comunicaçaosuplementar #comunicacaosuplementaralternativa #comunicacao #comunicacaoaumentativa #csa #autista #autismobrasil #tea #maedeautista


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

3 visualizações0 comentário