• Clinica NeuroGandolfi

Andar descalço causa infeção de garganta ou resfriado?


🦠Quem já não ouviu da vovó ou até da própria mãe “Menino, se agasalha para não pegar gripe!”, “Seca o cabelo senão vai adoecer!” ou “Não pisa nesse chão gelado que vai ficar doente”? Pois saiba que isso tudo é mito! Ainda bem, senão as crianças que moram em países muito frios iriam viver doentes, não é?


O que provoca são os vírus e bacterias e não o frio!

🦠Essa crença de que o frio ou andar descalço deixa as pessoas doentes vem do fato de que antigamente, por esses microorganismos não serem ainda conhecidos, as pessoas contavam apenas com a observação de que se ficava mais doente no inverno. Hoje sabe-se que os vírus tem maior circulação nesses períodos e que devido ao frio as pessoas tendem a se acumular mais em lugares fechados, o que facilita a disseminação dos vírus.


🦠Além disso, o tempo seco, o ar frio e o casaco guardado no armário há meses, podem desencadear processos alérgicos que simulam infecções respiratórias. Alguns estudos foram feitos demonstrando que pessoas expostas aos vírus, independente da exposição ou não ao frio adoeciam igualmente.


🦠Fazer seu filho acreditar que é o frio que vai fazer ele ficar doente pode até ser pior para ele. Pois você está deixando de orientar as reais medidas que evitam proliferação de doenças. Quer saber quais são?


✔️Lavar as mãos frequentemente!! Antes de comer, depois de usar o banheiro, depois de tossir ou espirrar, quando chegar da escola ou após brincar. Na presença de um adulto ou se a criança for maior, é possível usar álcool gel na higienização das mãos.


✔️Evitar ficar tocando partes do rosto, como boca, olhos e nariz.


✔️Cobrir tosses e espirros com lenços ou com o antebraço e não com as mãos!


✔️Evitar contato com pessoas doentes.


✔️Manter hábitos saudáveis: Dormir bem, beber bastante água, comer verduras, legumes e frutas e praticar atividades físicas.


✔️Não compartilhar itens pessoais como escovas de dentes, talheres e copos.


✔️Vacinação contra a gripe (São vários os vírus que causam resfriado ou gripe, mas para o influenza é possível a prevenção através da vacina).


🚨Ensine seu filho a se manter longe de doenças da forma correta!


#cuidadosinfantins #saudeinfantil #cuidadosnainfancia #mamaecuida #paicuida #maedemenina #filha


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

Transtorno do Espectro Autista

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

1 visualização

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon