• Clinica NeuroGandolfi

Ansiedade

Atualizado: Out 8


Os tipos de ansiedade mais comuns são:

  1. Transtorno de Ansiedade Generalizada : distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva, permanente e de interferência nas atividades diárias.

  2. Transtorno de Pânico : Crises abruptas de Fobia Social – Caracterizado pelo medo excessivo de julgamento, de ser posto em situações de constrangimento e avaliação através das interações sociais.

  3. Fobias Específicas : Medo desmedido de um determinado objeto, atividade ou situação que represente pouco ou nenhum perigo real, desespero, medo intenso mesmo que não haja motivo aparente. Duram em média de 15 à 30minutos.


O primeiro passo é procurar um profissional da área de psicologia para que juntos possam iniciar um acompanhamento psicoterapêutico focado exatamente no problema que apresentas. É muito comum nos auto diagnosticarmos, isso é uma zona perigosa ao qual precisamos nos ater. Portanto, uma psicóloga é o mais indicado neste momento. Você pode fazer a sua psicoterapia online ou de forma presencial.

Alguns transtornos têm características muito semelhantes e limiares. Esse fator indica que o manejo psicoterápico terá que ser bastante avaliado para que a patologia seja tratada adequadamente. Então, nada de sair por aí dizendo “eu tenho ansiedade”, ou se auto medicando por indicação do Google. O diagnóstico e a recomendação medicamentosa são expertises da medicina, ok!


Vamos driblar um pouco a Ansiedade

Respiração O CONTROLE DA RESPIRAÇÃO É O NOSSO MAIOR ALIADO ANTE A IMINÊNCIA DE UMA CRISE ANSIOSA.

ABAIXO ESTÁ O PASSO-A-PASSO DE ALGUMAS TÉCNICAS QUE EU GOSTO MUITO E UTILIZO NA CLÍNICA COM AS CRIANÇAS .... E funciona com qualquer faixa etária. Respiração diafragmática: Sente com a coluna ereta ou se deite. Posicione suas mãos sobre o abdômen, inspire vagarosamente pelo nariz, de modo que sinta os pulmões enchendo de ar e o abdômen subindo. Tente prender o ar nos pulmões enquanto até ficar suportável. Em seguida, esvazie seus pulmões e barriga enquanto expira pela boca. Assim vai acalmando o corpo e organizando os pensamentos. Você começa a sentir seu corpo em movimento, começa a vibrar com as batidas de seu coração. Relaxamento de Jacobson: Inspira pelo nariz e expira pela boca. Inspira e coloca a ponta do pé para frente, expira volta ao normal. Segura a perna esquerda inspirando e volta expirando, segura a perna direita inspirando e volta expirando. Inspira o diafragma enche e expira murcha. Inspira e levanta os braços e expira soltando. Inspira fecha a mão e solta. Inspira com os ombros para cima e expira soltando os ombros. Inspira com o pescoço para um lado e expira voltando o pescoço para frente. Inspira com o pescoço para o outro lado e expira voltando o pescoço para frente. Inspira tensionando a testa (olhando para cima) e expira voltando ao normal. Inspira com careta e expira voltado. Inspira pressionando a língua no céu da boca e expira soltando. Inspira pelo nariz e expira pela boca. Uma música de relaxamento para executar esse exercício é ótimo!!!!!


A importância de fazer Exercícios Físicos para controlar a Ansiedade. Aprender, retomar ou Fazer! QUE TAL APRENDER ALGO NOVO? OU RETOMAR AQUILO QUE TE DÁ TANTO PRAZER? ESCUTA UMA BANDA NOVA OU AQUELA MÚSICA QUE VOCÊ GOSTA TANTO; APRENDE A FAZER CROCHÊ ARTESANATO; TIRA A POEIRA DAQUELE VIOLÃO OU DAQUELE LIVRO ENCOSTADOS; CRIA UMA PÁGINA NO INSTAGRAM SOBRE AS TUAS EXPERIÊNCIAS ANSIOSAS; ESCREVE UM CONTO OU UMA POESIA... Os exercícios físicos são fundamentais para a produção de endorfina para quem apresenta o comportamento ansioso: correr, andar de bicicleta, patinar, nadar são ótimas sugestões.


Neste momento de isolamento social faça exercícios em casa mesmo, faça yoga, dança, se tiver um espacinho caminhe .... Use a criatividade e siga bons profissionais. Experimenta! A orientação de um profissional de Educação Física é indispensável!


Renata Böhme Golasqui Psicóloga - Neuropsicóloga - Psicopedagoga Acompanhante Terapêutico Escolar Aplicador ABA CRP: 06/83800

10 visualizações

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon