Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Autismo e TDAH


📌Autismo & TDAH


🧩No Transtorno de déficit de atenção (TDAH), a alteração da comunicação social e os comportamentos repetitivos são infrequentes.


🧩O TDAH como condição coexistente do TEA faz com que o diagnóstico do TEA supere os 6 anos de vida da criança. E isso não é o ideal, porque quanto mais precoce o diagnóstico do autismo, mais eficaz será o seu tratamento.


⚠️ Hoje, a recomendação é que TODA criança e adolescente com TDAH e dificuldade de socialização e sintomas opositores seja avaliada para ver a possibilidade de haver o TEA também.


🧩O TDAH no TEA pode atrapalhar nas intervenções comportamentais (ABA, ESDM e Terapia cogntiva comportamental), terapia fonoaudiológica, terapia ocupacional com integração sensorial de Ayres, musicoterapia, treino motor e outras.


🧩Em alguns casos, pode ser necessário tratamento medicamentoso, pois o aprendiz presta menos atenção e se engaja menos nas atividades do que a terapia propõe, prejudicando a longo prazo a resposta e os resultados.


#autismo #autista #tdah #deficitdeatencao #hiperatividade #impulsividade #crianca #adolescente #autismonaotemcara #diagnosticodiferencial


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

87 visualizações0 comentário