Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Autismo & Genética


📚O estudo científico “Association of Genetic and Environmental Factors With Autism in a 5-Country Cohort.”, feito com 2 milhões de indivíduos, de cinco países diferentes, pubicado no JAMA Psychiatry, em 17 de julho de 2019, confirmou que 97% a 99% dos casos de Transtorno do espectro autista (TEA) têm causa genética, sendo 81% hereditário e 18 a 20% somáticos (não hereditários). E o restante, aproximadamente de 1% a 3%, devem ter causas ambientais, pela exposição de agentes intrauterinos — como drogas, infecções e trauma durante a gestação.


👉Esse estudo tem um grande número de participantes e confirmou a importância dos fatores genéticos na etiologia do TEA, mas não mostrou de forma clara quais seriam essas causas ambientais intrauterinas que teriam risco associado ao TEA.


🧬Os fatores genéticos na etiologia do TEA são muito relevantes e a herdabilidade prevalente. Desta forma, é importante a realização de testes genéticos no trio (filho-pai-mãe) e aconselhamento genético de toda família.


🤔E você, já iniciou a investigação genética do seu filho e da sua família? Já descobriram algo? Conte para nós nos comentários! 👇🏻👇🏻


#autismo #geneticadoautismo #sindromegenetica #XFragil #síndromedeDown #sindromedeWillians #sindromedeRett #sindromedeAngelmann #sindromePhelanMcDermid #sindromedeLuscanLumish


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

7 visualizações0 comentário