• Clinica NeuroGandolfi

Autismo: NÃO temos todo o tempo do mundo!

Atualizado: Set 13


🧩É muito cruel a frase “Cada criança tem seu tempo. “... cruel com a criança, por que ela perde tempo precioso de estímulo; perde sua janela de neuroplasticidade, que pode ser decisiva, quando bem aproveitada. Infelizmente, esse é um mito que ainda circula entre os profissionais da saúde e educação.😔


🧩O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, com início até os 3 anos de idade, ou seja, não existe “ só podemos diagnosticar autismo após os 3 anos “. Aliais, hoje, o diagnóstico após os 3 anos é considerado tardio!


🧩Normalmente, os pais de crianças bem pequenas que observam e relatam um distanciamento entre o desenvolvimento de seus filhos e das demais crianças da mesma faixa etária são “confortados” por familiares, amigos e até profissionais com essa frase inapropriada.


🧠O desenvolvimento neuropsicomotor típico está bem documentado e está disponível em muitos materiais de apoio para os pais, inclusive na Caderneta de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, do Governo Federal.


🧠Existem marcos do desenvolvimento que devem ser respeitados! Dizer que uma criança de 2 anos que não fala está no tempo certo é impedi-la de atingir todo o seu potencial.


🗣A Academia Americana de Pediatria recomenda que TODAS as crianças sejam rastreadas quanto a atrasos e deficiências no desenvolvimento durante as visitas regulares de puericultura aos 2, 4, 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48 e 60 meses. Também recomenda triagem universal de TEA, aos 18 e 24 meses, em todas as crianças, mesmo sem queixa, através do instrumento M-CHAT R/F.


🚨Conheça os comportamentos esperados para sua criança e acompanhe a evolução dela em todos os domínios do desenvolvimento.


🚨Se notar algum sinal de alerta, não deixe de procurar um especialista. Atrasos no desenvolvimento podem não significar um transtorno do neurodesenvolvimento, mas na dúvida, é SEMPRE melhor iniciar a intervenção precoce. TODA criança tem direito ao diagnostico precoce, mesmo que provisório!


⚠️Não existe um tempo para cada criança! Quanto mais precoce for a intervenção, maiores são as chances de sucesso no tratamento e maior será a qualidade de vida da sua família.


⚠️Se você tem uma preocupação com o desenvolvimento de sua criança, não ignore-a e busque uma avaliação o quanto antes.


⚠️Se você ouvir a preocupação de alguém, incentive-o a procurar um especialista. Se quer mesmo ajudar, esteja perto e apoie em qualquer circunstância.


#autismo #autista #autismonaotemcara #intervencaoprecoce #diagnosticoprecoce #marcosdodesenvolvimento


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

Transtorno do Espectro Autista

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

1 visualização

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon