Clinica NeuroGandolfi
Cardiopatias congênitas: A importância da estimulação cognitiva.

❤️As cardiopatias congênitas (CC) apresentam incidência de até 1% na população de nascidos vivos, sendo, assim, não podemos esquecer do seu risco associado com sequelas físicas, psicológicas e sociais, que podem levar à prejuízos na qualidade de vida dessas pessoas.
🧠Há risco associado de déficits nas funções cognitivas, alterações motoras, problemas comportamentais, atrasos na fala e déficit de atenção e hiperatividade, que podem comprometer a qualidade de vida, o aprendizado escolar e a interação social.
❤️Os sintomas das CC, como dispneia, vertigem, visão turva, cansaço, arritmia, cianose, infecções e baixo peso, podem causar restrições na vida da criança e do adolescente, afetando diretamente o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.
❤️A cirurgia cardíaca para correção da anormalidade também tem risco associado com os problemas neurológicos. Aproximadamente 50% das crianças com CC, necessitarão de cirurgia ainda no primeiro ano de vida. Uma parte significativa delas necessitará de intervenção de circulação extracorpórea (CEC), o que pode levar a lesão cerebral, muito comum durante ou após o uso da técnica.
🧠Cada fase da maturação neurobiológica apresenta aspectos característicos. Deste modo, o acompanhamento do desenvolvimento e comportamento infantil é primordial para detecção de possíveis alterações nas funções cognitivas. Neste sentido, a avaliação dos marcos do desenvolvimento infantil é medida recomendável nas consultas periódicas pediátricas. Qualquer atraso, por mínimo que seja, deve ser encaminhado a intervenção.
❤️Nas últimas décadas, a melhora do diagnóstico e tratamento das CC possibilitou uma melhor qualidade de vida e maior longevidade dessas crianças e adolescentes, tornando-se primordial a estimulação precoce dessas crianças em equipe multidisciplinar, incluindo a cognitiva.
🧠As intervenções precoces auxiliam na preservação das habilidades cognitivas ao longo do desenvolvimento da criança e do adolescente.
#cardiopatiascongenitas #cuidadosinfantis #estimulacaoprecoce #mamaecuida #estimulacaocognitiva #papaicuida
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
Pediatria - Neurologia Pediátrica
CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1