• Clinica NeuroGandolfi

Caxumba e vacina da caxumba


A caxumba ou Parotidite é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas (uma das glândulas que produz saliva).


➡ Ela era mais comum no Brasil antes da vacina ser inventada. Após as vacinas serem incorporadas ao calendário dos postos de saúde, o número de casos reduziu drasticamente.


💉 A proteção da caxumba é feita pelas vacinas Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Para a prevenção, a vacina é fundamental!


A caxumba é causada por um vírus, que se espalha através do contato salivar infectado. Em casos onde não é tomada a vacina, poderá contrair caxumba ao conversar muito próximo da pessoa infectada, beijá-la ou então compartilhar utensílios como talheres, copos e pratos.


Uma vez infectada com caxumba, a pessoa pode contaminar outros no período entre seis dias antes do início dos sintomas até cerca de 9 dias após início dos sintomas.


Os sintomas costumam ser:


✔ Inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles;

✔ Febre e dor de cabeça;

✔ Fadiga e fraqueza;

✔ Perda de apetite;

✔ Dor ao mastigar e engolir.


💡 Assim como a maioria das infecções virais, a caxumba é tratada naturalmente pelo organismo. E no caso dessa infecção, após a pessoa ser afetada, é considerada imune à caxumba.


#caxumba #saudenainfancia #maternidade #maternidadereal #criancas #bebes #cuidadoscomosfilhos #mamaecuida #cuidadosnainfancia #pediatria


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo