• Clinica NeuroGandolfi

Ceder a birra, vale a pena?


A criança se joga no chão do shopping, rola, grita, esperneia e se debate porque quer algo. E agora você cede à birra ou resiste?


Terapeutas dizem que ceder à birra é resolver um problema momentâneo jogando conflitos maiores para serem resolvidos a longo prazo. Mas o problema precisa ser resolvido. E existem consequências desta cedida? Sim, várias:


👉🏻A criança não percebe segurança vinda dos pais no momento de lhe imporem limites, o que dificulta que ela crie uma referência do que é permitido e do que não é.


👉🏻Perde-se a oportunidade de ensinar o filho a lidar com as pequenas frustrações da vida, que virão independente da sua vontade e ele terá que aprender a lidar da melhor forma possível o quanto antes.


👉🏻Apesar de parecer o oposto, crianças que sempre ganham com as birras crescem mais fragilizadas, uma vez que não encontram em nenhum adulto a segurança que os limites costumam oferecer.


👉🏻A criança logo aprende que a birra é uma maneira eficaz de conseguir o que quer e repete este comportamento. Todo comportamento humano tem um motivo para ocorrer e um reforçador para continuar existindo. Se você cedeu a birra, você estimulou ela ocorrer novamente.


👉🏻Na adolescência, crianças que não aprenderam a lidar com frustrações ou a respeitar regras, tendem a ter uma fase mais conflituosa.


Então, quando seu filho fizer birra de novo, pense bem antes de ceder.😉 Sei que é difícil, também sou mãe, mas não podemos ceder!


#birra #maternidadereal #sermae #serpai #mamaeeduca #papaieduca #paidemenina #maedemenina #paternidadereal #filha


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

0 visualização

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon