• Clinica NeuroGandolfi

Como congelar e descongelar as papinhas dos bebês?

Atualizado: Out 10


Com o dia-a-dia corrido, muitas vezes não é possível preparar as papinhas frescas para o bebê, embora seja o ideal. Para esses casos, congelar é uma ótima opção.


No entanto, existem alguns detalhes que as mamães e papais devem saber a respeito do congelamento e descongelamento das papinhas dos bebês.


➡ Para fazer o congelamento, primeiro faça um estoque de gelo e deixe no seu freezer. Assim que a papinha estiver pronta, desligue o fogo e mergulhe imediatamente na bacia de gelo. Em seguida, mexa um pouco até atingir a temperatura ambiente.


Com isso, ela já estará pronta para congelar, mas não se esqueça de etiquetá-las com o sabor e a data em que foi feita.


❗ Já o descongelamento deve ser feito na geladeira ou no fogão, mas nunca em temperatura ambiente, pois o risco de contaminação da papinha é maior.


Sempre que possível dê preferência para alimentos frescos por serem mais saborosos e terem seus nutrientes mais preservados. Mas você pode congelar os alimentos e ter uma papinha cheia de nutrientes para seu bebê, sim!


Como congelar

Um congelamento correto, que mantém a maior parte dos nutrientes das papinhas necessita passar por um processo de choque térmico.


Antes de preparar a papinha garanta que você tenha bastante gelo. Assim que a papinha estiver pronta, ainda quente, coloque a panela em um recipiente com o gelo e mexa até alcançar temperatura ambiente.


Quando em temperatura ambiente, distribua nos potes que escolheu. Retire o máximo de ar das embalagens, pressionando o centro da tampa ao fechá-los.

.

Neste momento você deve etiquetar as embalagens com data. Agora coloque no freezer mas não as empilhe: disponha todas as embalagens lado lado e, após 24h as embalagens podem ser empilhadas.


Freezer ou Congelador: Existe diferença?

Para um congelamento adequado, preservando os nutrientes, é necessário alcançar uma temperatura de, no mínimo, 18 graus negativos. O freezer pode chegar até 25 graus negativos enquanto um congelador não passa de 10. Desta forma, para congelar alimentos é necessário ter um freezer em casa.

Geladeiras de porta única não possuem freezer.


As papinhas congeladas duram, no geral, 30 dias no freezer.


Descongelando

Para descongelar: Retire do freezer 5 horas antes do consumo e coloque na geladeira. Não é indicado descongelar em temperatura ambiente.


🔸Precisamos ser cautelosos neste preparo para que possamos garantir qualidade e segurança alimentar para nossos bebês.


Este processo deve acontecer na geladeira ou fogão. Evite ar ambiente pelo risco de contaminação.

🔹Na geladeira: Deixe por 5 horas nas prateleiras de baixo da geladeira. Após isto, aqueça e sirva.

🔹No fogão: O banho maria é o ideal para conservar os nutrientes. Preencha uma panela com água suficiente e leve à fervura. Se não tiver tempo, pode fazer em microondas.


Posso recongelar o que sobrar? Não. O risco de contaminação é grande nestes casos.


👉🏻Quais potes utilizar?

🔹Vidro: São os melhores mas não os preencha até a tampa, para que não se quebrem no freezer.


🔹Plástico: Antes de utilizar potes de plástico certifique-se que são isentos de Bisfenol A e que podem ir ao freezer.


Dê preferência para os potes herméticamente fechados.


Após descongelar podem ser mantidas em geladeira por 24 horas.


Para garantir uma melhor qualidade, precisamos que seja feita corretamente.


  1. Lave bem os potinhos ou forminhas que serão utilizados para o congelamento, (Vidros ou livres de Bisfenol). Lave com sabão neutro, enxague com água corrente e por último jogue água quente. O potinho precisa estar totalmente seco (o ideal é deixar secar naturalmente).

  2. Assim que terminar o preparo do alimento, distribua nos recipientes e leve ao freezer ou congelador. (Ainda Quente e sem a tampa). Espere resfriar por uma hora e tampe.

  3. Não deixe que o alimento cristalize. O que isso significa? Não demore a colocar o alimento no freezer, pois ele começa a soltar água, o que faz formar os gelinhos de água por cima.

  4. Congele porções menores para não haver desperdício. Uma vez congelado, o alimento não pode ser congelado novamente. O recongelamento pode gerar proliferação de bactérias.

  5. Etiquete com a data de fabricação e os ingredientes.


LEVANDO NA VIAGEM:
  1. Tenha sempre bolsas ou placas em gel (aquelas que funcionam como gelo falso). Elas conservam muuuuuito mais. As pedras de gelo descongelam super rápido.

  2. Se possível, forre a bolsa térmica com essas bolsas/placas e depois coloque os potinhos das papinhas congeladas. Por cima faça mais uma camada de bolsa/placas de gel.


#congelamentodepapinhas #descongelamentodepapinhas #saudedobebe #alimentaçao #maternidadereal #introduçaoalimentar #papinhas #papinhadobebe #mamae2020


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

5 visualizações

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon