• Clinica NeuroGandolfi

Coronavírus: Devo ir ao médico?

Atualizado: Mar 21


Os sinais e sintomas do coronavírus são similares ao de doenças respiratórias:

● tosse;

● febre alta;

● dificuldade para respirar.


Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia, síndrome respiratória aguda ou insuficiência renal.

Se você viajou para regiões com grande incidência do vírus, como China. Estados Unidos, Espanha e Itália, ou teve contato com alguém que está com COVID-19, nos últimos 14 dias, e ficou doente com febre, tosse ou dificuldade de respirar, isole-se e procure atendimento de teleorientação imediatamente (Teleorientação: profissionais da medicina realizam à distância a orientação e o encaminhamento de pacientes em isolamento). Informe com detalhes o seu histórico de viagem e os sintomas que está sentindo para que o médico conduza o seu atendimento.

Quando procurar um pronto socorro infantil?
Sabe aquele desespero que bate quando a gente percebe que algo não está normal com o nosso filho? O que devemos fazer em casos de febre, tosse, diarréia??

É muito importante o contato com o seu pediatra, pois ele já acompanha o seu filho e vai te orientar quando será necessário levar ao hospital e quando aguardar em casa. Nem todos os casos é preciso procurar o pronto socorro, você sabia?

Alertas e sinais importantes:
  • Febre em bebês de menos de 3 meses (temperatura axilar aferida sem roupa ou com pouca roupa e maior 37,8) = Entre em contato com o pediatra imediatamente.

  • Desconforto para respirar = Entre em contato com o pediatra imediatamente

  • ·Gemidos ou estado prostrado (quietinho) na ausência de febre (a febre sempre altera o exame físico e a criança fica abatida) Entre em contato com o pediatra imediatamente

  • Apenas Febre: Observe se o bebê está abatido ou está brincando como se nada houvesse. Se ele estiver brincando é um bom sinal, se estiver abatido pode medicar com antitérmico comum e esperar a febre ceder. Quando a febre ceder, avalie novamente. Se ainda estiver abatido, leve ao médico!

  • Febre acima de 40 graus = Entre em contato com o pediatra imediatamente

  • Mancha no corpo = Entre em contato com o pediatra imediatamente

  • Diarreias e vômitos que não melhoram = Entre em contato com o pediatra imediatamente.


É claro que também existem aqueles casos em que não sabemos muito bem o que está se passando. Em qualquer quadro de dúvida, o melhor a se fazer é ligar para o seu pediatra  ou ao serviço de teleorientação antes de leva-lo direto ao hospital. Assim, será orientado da melhor forma!

#coronavirus #coronavirusbrazil #coronaviruspandemic #quarentena #covid19 #covid #coronavirus #medicosqueinformam #maternidade #mamaecuida #papaicuida #sercrianca #maternidadereal #sermae #cuidadosnainfancia #prevenção #criançasegura #crianças #maternidade #cuidadosinfantis #cuidados #falapediatra #orgulhodapediatria


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica - Epilepsia

Neurologia Cognitiva e do Comportamento - Desenvolvimento e Comportamento Infantil Capacitação do Protocolo VB-Mapp e das Escalas Bayley III

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

0 visualização

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon