COVID-19 pode causar Acidente Vascular Encefálico?

➡️O novo coronavírus pode causar Acidente Vascular Encefálico (AVE)?

❗️Sim, mesmo sem nenhum outro sintoma.

✔️A COVID-19 está ligada a um aumento na formação de coágulos em artérias. Além do risco de trombose e embolia pulmonar, tais coágulos podem atingir o cérebro, levando ao #AVE.

✔️ Essa característica não é exclusiva do novo #coronavírus. Outras infecções facilitam a trombose dos vasos sanguíneos, como malária, chagas e dengue.

✔️ O curioso é que a COVID-19 parece aumentar a probabilidade de AVE em adultos mais jovens, que geralmente não pertencem ao grupo de risco desse problema. Os coágulos arteriais e venosos estão sendo diagnosticados em pacientes abaixo dos 30 anos.

✔️ Um dos possíveis mecanismos para a trombose nas artérias que irrigam o cérebro é a inflamação sistêmica promovida pelo corpo em resposta ao Sars-CoV-2. As citocinas, substâncias inflamatórias liberadas exageradamente em alguns sujeitos acometidos por esse agente infeccioso, agridem o endotélio, a parede dos vasos sanguíneos. Isso, por sua vez, atrapalharia a circulação.

❗️Há uma tempestade inflamatória no cérebro. Além das artérias e veias, suspeita-se que as citocinas prejudiquem diretamente a substância cinzenta do induvíduo afetado pela #COVID-19.

✨Para ler o artigo completo, acesse👇🏻

#covid19 #acidentevascularencefalico #encefalite #sindromedeguillainbarre #guillainbarre #novocoronavirus #encefalopatianecrosanteaguda #ENA

#ADEM #encefalomieliteagudadisseminada #coronavirusbrasil #neurologia