• Clinica NeuroGandolfi

Criança pode tomar Café?


Criança pode tomar Café?

☕️Tomar café é um hábito muito comum entre as famílias brasileiras e claro, as crianças, que aprendem muito por imitação e são extremamente observadoras, logo querem experimentar a tal bebida que os pais tomam com frequência. Mas afinal, quando é apropriado oferecer café a uma criança!?


  • Meu bebê pode tomar café? A resposta é NÃO.

  • Para menores de 5 anos a bebida não é indicada.😐 O café, além de estimulante, possui concentração de taninos que podem inibir a absorção de nutrientes, principalmente ferro, que possui demanda 40 vezes maior em bebês entre 6 e 12 meses comparada aos primeiros 6 meses de vida.😨

  • Entre 5 e 6 anos de idade, a bebida pode ser oferecida à criança em pequenas quantidades (equivalente a meia xícara pequena de café por dia), de preferência coado e não expresso, misturado ao leite, aumentando a ingestão de cálcio e zinco.

  • Maiores de 6 anos podem, preferencialmente coado e não expresso, uma xícara pequena ao dia.


Mas quais os males do excesso da cafeína?⁉️

Em crianças, uma quantidade muito reduzida de cafeína já pode produzir efeitos negativos. E não é só no café que existe cafeína. A maioria das pessoas não sabe, e muitos pais proíbem o café, mas deixam as crianças beber refrigerantes com cafeína.


Alguns países, como no Canadá por exemplo, recomendam como idade mínima para uso de cafeína ter 4 anos ou mais. E isso com controle da quantidade de café, refrigerantes ou outras fontes de cafeína.


O café, em pequenas doses, tem o benefício de aumentar a concentração, além de possuir efeitos antioxidantes, mas, exagerar no consumo, pode transformar estes benefícios em problemas.

Em excesso, a bebida pode ter efeito estimulante, causar perturbação do sono, insônia, agitação, baixo rendimento escolar, nervosismo, irritabilidade, além de dores no estômago, azia e dor de cabeça. Ainda mais, e pior, crianças que bebem um refrigerante por dia, além do excesso de cafeína, tem uma probabilidade 60% superior de desenvolver obesidade!


Prefira oferecer no período da manhã ou da tarde, evitando a noite. Além disso, como dito acima, prejudica a absorção de ferro, contribuindo para anemia.


E para lembrar: A cafeína não é encontrada somente no café. Ela está presente em vários alimentos como chocolate, chá verde, chimarrão, bebidas a base de cola(como coca cola) e no guaraná.


Então, o cafezinho está liberado para os maiores de 5 anos, mas sem exageros!


#DICA substituir café e refrigerantes por sucos naturais ou água.


Uma das mais deliciosas paixões nacionais: o café!⠀⠀


#cafedamanha #pequenoalmoco #crianca #adolescentes #sermae #maternidadereal #cuidadosnainfancia #saude #cafe

Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

0 visualização

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon