• Clinica NeuroGandolfi

Cuidados com o bebê em locais públicos fechados

Atualizado: Abr 18


❗É importante que os pais tomem muito cuidado ao levar ou permanecer com seus filhos em lugares fechados.


Quais são os cuidados devo ter com o bebê em lugares públicos e fechados?

1. A partir de quantos meses o bebê pode frequentar locais fechados?

➡️O ideal é pelo menos após os 3 meses de vida quando ele já recebeu o primeiro ciclo de vacinas.


2. Por que deve-se esperar este tempo para levar o bebê a estes locais?

➡️O bebê pequeno ainda não tem imunidade suficiente e é “imunizado” inicialmente pela mãe através do leite materno. Em geral, as doenças adquiridas em locais fechados são as respiratórias, de origem viral/bacteriana, que nem sempre são protegidas por vacinas, porém podem levar ao risco de bronquiolite e até coqueluche, que em bebês abaixo de 3 meses pode ter apresentação grave.


3. Quais os cuidados ao levar o bebê para o shopping?

No shopping center: Jamais suba ou desça escadas rolantes com o bebê no carrinho, verifique se a temperatura ambiente está agradável, evite ficar por muito tempo em praças de alimentação (o cheiro forte de comida pode incomodar o bebê) e tenha sempre em mãos o kit higiene.


➡️Não permanecer por um tempo muito prolongado com o bebê no local e evitar os horários de “pico”, quando sabemos que estará muito cheio ou em datas comemorativas (véspera de natal ou dia das mães, por exemplo). Evitar que pessoas estranhas toquem no bebê, principalmente em suas mãos ou rosto. Evitar estar próximo a pessoas tossindo ou espirrando.


4. Quais os cuidados ao levar o bebê no ônibus, metro ou trem?

➡️Os mesmos cuidados do shopping/lugares fechados.


➡ Trens, metrôs ou ônibus: Procure manter o seu filho longe do contato de portas, janelas, corrimãos ou maçanetas. Evite os horários de maior pico, pois aglomeração de pessoas diminui a circulação de ar, o que acaba diminuindo o conforto que o bebê precisa e faz com que estranhos possam tocá-lo.


5. Quais os cuidados ao levar o bebê para casa de familiares ou amigos, com muitas pessoas?

➡️Sempre perguntar antes de ir se há alguém doente no local (adulto ou criança) e evitar o contato do bebê com esta pessoa ou mesmo cancelar a visita. Manter o local onde ficará o bebê bem arejado. Evitar que pessoas beijem ou fiquem tocando no rosto e nas mãos do bebê. Lavar sempre as mãos ou passar álcool gel antes de pegar no bebê.


6. Quais os cuidados quando os pais recebem visitas de muitas pessoas em casa?

➡️Evitar visita de muitas pessoas de uma vez em casa, pois com mais gente fica difícil controlar manipulação excessiva com a criança, além de deixá-la mais irritada. O ideal é estar sempre com um grupo menor de pessoas ao redor do bebê.


7. Quais outros cuidados importantes em locais fechados?

➡ Restaurantes: Sente-se longe da cozinha. O cheiro de fritura e comidas em geral, pode incomodar o bebê.


➡️ Pai, mãe, avós ou cuidadores devem estar atentos ao ambiente e lavar bem as mãos ou usar o álcool gel após pegar em corrimão e portas de locais públicos e logo depois manipular o bebê.

#rescemnascido #primeiropasseio #bebe #cuidadosmaternos #maternidade #maternidadeativa #mamaedeprimeiraviagem #falapediatra #orgulhodapediatria

Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica - Desenvolvimento e Comportamento Infantil - Transtornos do Neurodesenvolvimento - Epilepsia

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

0 visualização

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon