• Clinica NeuroGandolfi

Deficiência Intelectual

Atualizado: Out 8


ūüďć A defici√™ncia intelectual √© caracterizada por limita√ß√Ķes nas habilidades mentais de um modo geral. Essas habilidades est√£o ligadas √† intelig√™ncia e atividades que envolvem racioc√≠nio, resolu√ß√£o de problemas e planejamento.

Para o diagnóstico, é avaliada por meio do Q.I (quociente de inteligência), através de testes padronizados.

Ela implica em diversas limita√ß√Ķes, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e pr√°ticas.

‚ě° Aprendizagem e autogest√£o em situa√ß√Ķes da vida; ‚ě° Comunica√ß√£o; ‚ě° Habilidades ligadas √† linguagem, leitura, escrita, matem√°tica, racioc√≠nio, conhecimento, mem√≥ria; ‚ě° Habilidades sociais/interpessoais;

‚Ěó A crian√ßa com defici√™ncia intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns. Muitas vezes, se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem.

‚úĒ √Č fundamental manter um acompanhamento pedi√°trico para que seja monitorado todo o desenvolvimento infantil.

Critérios Diagnósticos

Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) é um transtorno com início no período do desenvolvimento que inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.


Os três critérios a seguir devem ser preenchidos:


A. D√©ficits em fun√ß√Ķes intelectuais como racioc√≠nio, solu√ß√£o de problemas, planejamento, pensamento abstrato, ju√≠zo, aprendizagem acad√™mica e aprendizagem pela experi√™ncia confirmados tanto pela avalia√ß√£o cl√≠nica quanto por testes de intelig√™ncia padronizados e individualizados.


B. D√©ficits em fun√ß√Ķes adaptativas que resultam em fracasso para atingir padr√Ķes de desenvolvimento e socioculturais em rela√ß√£o a independ√™ncia pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os d√©ficits de adapta√ß√£o limitam o funcionamento em uma ou mais atividades di√°rias, como comunica√ß√£o, participa√ß√£o social e vida independente, e em m√ļltiplos ambientes, como em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.


C. Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do desenvolvimento.


Nota: O termo diagn√≥stico defici√™ncia intelectual equivale ao diagn√≥stico do CID-11 de transtornos do desenvolvimento intelectual.. Al√©m disso, defici√™ncia intelectual √© o termo de uso comum por m√©dicos, educadores e outros, como o p√ļblico leigo e grupos de defesa dos direitos.


Especificar a gravidade atual:

CID 10 - F70: Leve

CID 10 - F71: Moderada

CID 10 - F72: Grave

CID 10 - F73: Profundo

#wnv#sonr #deficienciaintelectual #cuidadosnainfancia #rendimentoescolar #saudenainfancia #saudeinfantil #mamaecuida #papaicuida #maternidade #maternidadereal #intervencaoprecoce


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pedi√°trica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1


Refer√™ncia: MANUAL DIAGN√ďSTICO E ESTAT√ćSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS - 5a EDI√á√ÉO - DSM-5¬ģ

103 visualiza√ß√Ķes

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubat√© - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h √†s 16h

¬©  2020 por Cl√≠nica Neurol√≥gica Gandolfi.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon