Clinica NeuroGandolfi
Desenvolvimento infantil: gritar na infância.

Gritar na infância
🗣O comportamento de gritar das crianças é parte do desenvolvimento infantil e mostra que marcos importantes estão sendo adquiridos.
🗣Nesse momento, é importante os pais e cuidadores analisarem qual é a função desse grito para melhor conduzirem a situação.
🗣 O grito pode ser a criança não sabendo como lidar com fortes emoções; descobrindo sua potencia vocal; expressando euforia; forma de protesto e outros.
🗣 A criança ainda não sabe as ferramentas para lidar com sentimentos tão intensos. Por isso, precisa dos pais e cuidadores para aprender.
🤔Mas, afinal, o que posso fazer para ajudar o meu filho?
✔️Analise se o grito é um comportamento aprendido por imitação. Ele vê adultos se comunicando em tom de voz mais alta e reproduz o comportamento do seu ambiente.
✔️Sempre analise qual é a função do comportamento grito para ter a melhor resposta à essa ação. Você terá de ter cuidado para não reforçar uma birra, mas sim deverá extingui-la. Mas se esse grito for dor, deverá acolher o seu filho. ⚠️Um mesmo comportamento pode ter função diferente!
✔️Mantenha a calma. Sentir você sereno restabelece a calma do seu filho mais facilmente.
✔️Não brigue por “poder” com seu filho, isso só leva a mais estresse e não soluciona o problema. Foco em soluções!
✔️Crie o hábito de verbalizar que seu filho pode expressar os seus sentimentos e emoções, mas gritar não é uma forma apropriada. Instrua-o a conversar, pedir ajuda ou fazer gestos (crianças não verbais) como forma ideal de se comunicar.
✔️Acolhe-o, acalme-o e diga que, nesse momento, não é possível ele conseguir o que deseja, mas vocês podem ir fazer algo juntos. Sempre ofereça opções. Não ceda. Mantenha-se firme, mas seja sempre gentil, respeitoso, caloroso e carinhoso com seu filho.
#gritonainfacia #desenvolvimentoinfantil #cuidadosnainfancia #cuidadosinfantis
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
Pediatria - Neurologia Pediátrica
CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1