• Clinica NeuroGandolfi

Desenvolvimento infantil: gritar na infância.


Gritar na infância

🗣O comportamento de gritar das crianças é parte do desenvolvimento infantil e mostra que marcos importantes estão sendo adquiridos.


🗣Nesse momento, é importante os pais e cuidadores analisarem qual é a função desse grito para melhor conduzirem a situação.


🗣 O grito pode ser a criança não sabendo como lidar com fortes emoções; descobrindo sua potencia vocal; expressando euforia; forma de protesto e outros.


🗣 A criança ainda não sabe as ferramentas para lidar com sentimentos tão intensos. Por isso, precisa dos pais e cuidadores para aprender.


🤔Mas, afinal, o que posso fazer para ajudar o meu filho?


✔️Analise se o grito é um comportamento aprendido por imitação. Ele vê adultos se comunicando em tom de voz mais alta e reproduz o comportamento do seu ambiente.


✔️Sempre analise qual é a função do comportamento grito para ter a melhor resposta à essa ação. Você terá de ter cuidado para não reforçar uma birra, mas sim deverá extingui-la. Mas se esse grito for dor, deverá acolher o seu filho. ⚠️Um mesmo comportamento pode ter função diferente!


✔️Mantenha a calma. Sentir você sereno restabelece a calma do seu filho mais facilmente.


✔️Não brigue por “poder” com seu filho, isso só leva a mais estresse e não soluciona o problema. Foco em soluções!


✔️Crie o hábito de verbalizar que seu filho pode expressar os seus sentimentos e emoções, mas gritar não é uma forma apropriada. Instrua-o a conversar, pedir ajuda ou fazer gestos (crianças não verbais) como forma ideal de se comunicar.


✔️Acolhe-o, acalme-o e diga que, nesse momento, não é possível ele conseguir o que deseja, mas vocês podem ir fazer algo juntos. Sempre ofereça opções. Não ceda. Mantenha-se firme, mas seja sempre gentil, respeitoso, caloroso e carinhoso com seu filho.


#gritonainfacia #desenvolvimentoinfantil #cuidadosnainfancia #cuidadosinfantis

#mamaecuida #papaicuida


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon