Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Diagnóstico de Autismo: As Cinco Fases do Luto


O luto está sempre presente em nossas vidas. Surge a cada perda ou mudança: termino de relacionamento, sair de um emprego, mudança de casa ou cidade, morte de alguém próximo e até diagnósticos médicos. Em cada situação, o vivenciamos de maneiras e intensidades variadas. É uma fase importante para achar forças e se adaptar a nova realidade.


👉O luto possui cinco fases ou estágios que são divididos da seguinte maneira: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação. Costumam ocorrer nessa ordem, mas não é incomum vê-las misturadas entre si ou indo e vindo entre uma e outra.


➡️As famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também passam por essas 5 fases de luto.


⚠️O diagnóstico de TEA não é uma sentença. Ele não é uma doença, logo, não tem cura, mas tem tratamento! E não perder tempo⏰ é muito importante.


👉 A intervenção precoce, intensiva e baseada em evidencias científicas (Análise do Comportamento Aplicada - ABA, Integração Sensorial de Ayres, Treino motor, Musicoterapia, Fonoaudiologia, Plano de ensino individualizado na escola e pais terapeutas) pode levar a mais de 90% das crianças a se tornarem adultos funcionais e independentes.


👉Mesmo que estejam passando pelas fases do luto, os pais e famíliares precisam se informar sobre o transtorno e iniciar as intervenções terapeuticas adequadas para aquele momento da vida do individuo.


⚠️Os pais e famíliares também precisam se cuidar! Procurar ajuda profissional sempre que necessário!


#luto #autismo #autismo #fasesdoluto #autismonaotemcara #5fasesdoluto


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

96 visualizações0 comentário