Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Dispraxia: o que é?

Atualizado: 10 de out. de 2020


📌 Você já ouviu falar na dispraxia?


➡ Nada mais é do que uma condição onde o cérebro tem dificuldade para organizar e coordenar as ações do corpo, levando quase sempre a criança a não conseguir manter o equilíbrio, a postura e até ter problemas com a fala. Com isso, estas crianças muitas vezes são consideradas “desajeitadas”, uma vez que costumam quebrar objetos, tropeçar e cair com mais facilidade.


A dispraxia pode ser classificada de 3 maneiras:


 Dispraxia motora: é caracterizada por dificuldades para coordenar os músculos, interferindo em atividades como vestir, comer ou andar. Em alguns casos também está associada a lentidão para fazer movimentos simples;

 Apraxia da fala: dificuldade para desenvolver a linguagem, pronunciando palavras de forma errada ou imperceptível;

 Dispraxia postural: dificuldade para manter uma postura correta, seja estando de pé, sentado ou caminhando, por exemplo.


❗ Vale destacar que os sintomas variam de pessoa para pessoa, de acordo com o tipo de movimentos afetados e da gravidade da condição.


➡ Nas crianças, a dispraxia normalmente só é diagnosticada entre os 3 e os 5 anos de idade e quase sempre é causada por uma alteração genética que faz com que as células nervosas demorem mais tempo para se desenvolver.


#dispraxia #dispraxiamotora #apraxiadafala #dispraxiapostural #sercrianca #cuidadosnainfancia #cuidadosmaternos #desenvolvimentoinfantil #meufilho #maecoruja #criancas


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo