Clinica NeuroGandolfi
Epilepsia: Avaliação médica e exames complementares.

▶️O diagnóstico de Epilepsia é clínico e os exames são complementares.
📍Então, o primeiro passo é uma história médica bem detalhada e individual, para saber quando as crises epilépticas iniciaram, o tipo e frequência dessas crises e sinais de possíveis etiologias, e exame físico geral e neurológico.
👉 Os exames complementares podem incluir inicialmente:
✔️Exames de sangue.
✔️Eletroencefalograma (EEG) com eletrodos de superfície, que mede a atividade elétrica cerebral e identifica o local que as crises epilépticas se iniciam no cérebro. Esse exame de rotina dura 30 a 60 minutos.
✔️VideoEEG: em algumas pessoas com epilepsia, é preciso registros de EEG mais longos, com registros contínuos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, o neurologista com expertise em epilepsia consegue controlar as crises agudas e identificar quantas realmente a pessoa está apresentando. Esse exame também nos ajuda a identificar as pessoas que poderiam se beneficiar com a cirurgia de epilepsia.
✔️Tomografia computadorizada de crânio, caso haja histórico de episódio recente de queda.
✔️Ressonância nuclear magnética de encéfalo: é o padrão ouro de neuroimagens nos casos de crises epilépticas. Ideal 3 tesla e com e sem gadolíneo. Em alguns casos, será necessário espectroscopia.
✔️Punção lombar ou Exame de líquor: para verificar se o quadro pode ser explicado por uma infecção ou outros problemas.
✔️Estudos metabólicos: exclusão de Doenças metabólicas hereditárias (EIM - Erros inatos do metabolismo) potencialmente tratáveis.
✔️Testes genéticos podem contribuir para compreendermos melhor cada pessoa com epilepsia e o seu tipo de crise. Também ajuda na escolha do melhor plano terapêutico individual.
👉Algumas pessoas com epilepsia, podem ter como etiologia sequelas de outros problemas neurológicos, como Paralisia Cerebral Infantil, anóxia neonatal, malformações congênitas e acidentes vasculares cerebrais (AVC), necessitando de acompanhamento com diferentes especialidades médicas e multidisciplinar.
#epilepsia #crisesdeepilepsia #epilepsianainfancia #epilepsiainfantil
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
Pediatria - Neurologia Pediátrica
CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1