top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinica NeuroGandolfi

Epilepsia & Práticas esportivas

Atualizado: 5 de nov. de 2020


▶️A prática de atividades físicas favorece o controle da crise epiléptica e melhora a saúde física e mental, logo, está indicada para as pessoas que já apresentaram crise. Entretanto, nem todos os esportes são indicados.


⚠️ A Liga Internacional Contra a Epilepsia (ILAE) dividiu os esportes em três grupos, dependendo do grau de risco para a pessoa que já apresentou crise epiléptica e também para os espectadores.


Mas, afinal, quais são as recomendações?

⚠️Em muitos casos, há necessidade de atestado médico por escrito do neurologista permitindo, para isso ele se baseia em diversos fatores, como síndrome epiléptica; adesão ao tratamento; gatilhos de crises; a probabilidade de ocorrência da crise; os tipos e severidade das crises; o período que as crises costumam ocorrer; atitude da pessoa a aceitar algum nível de risco; em qual dos grupos está classificado o esporte em questão e outros.


Gostou dessas informações? Compartilhe!😉


📚Guia de Referência: Capovilla, G., Kaufman, K. R., Perucca, E., Moshé, S. L. and Arida, R. M. (2016), Epilepsy, seizures, physical exercise, and sports: A report from the ILAE. Task Force on Sports and Epilepsy. Epilepsia, 57: 6–12. doi: 10.1111/epi.13261. 👇🏻


https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/epi.13261


#epilepsia #criseepileptica #convulsaofebril #crisefebril #esportes #equoterapia #Pediasuit #Therasuit #hidroterapia #Bobath #fisioterapia #integracaosensorial


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

4 visualizações0 comentário
bottom of page