• Clinica NeuroGandolfi

Geração digital: por que, pela primeira vez, filhos tem QI inferior ao dos pais?


📰 A BBC News recentemente publicou uma matéria com este título que despertou o interesse de muitos leitores e até mesmo profissionais.


📌 Afinal, por que os filhos têm QI inferior ao dos pais pela primeira vez?


Os pesquisadores observaram que os países onde existem os chamados "nativos digitais", crianças que já nascem com um celular nas mãos, o QI é inferior ao da geração anterior, algo inédito na história.


➡ Esse fenômeno se deve a vários fatores, mas a exposição às telas tem uma relação direta com a redução do QI, visto que o desenvolvimento cognitivo, linguagem, concentração, memória e cultura são afetados.


Segundo o especialista, o uso dos dispositivos digitais causa isso devido a diminuição da qualidade e quantidade das interações intrafamiliares, diminuição do tempo dedicado a outras atividades, perturbação do sono, superestimulação da atenção, sedentarismo excessivo e outros são fatores que surgem a partir destes aparelhos e que interferem diretamente no desenvolvimento, trazendo danos ao sistema neurológico.


➡ A pesquisa revela que as crianças de dois anos passam, em média, quase três horas por dia, cerca de cinco horas para crianças de 8 anos e mais de sete horas para adolescentes. Ou seja, muito mais do que o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria.


👇 Seu filho costuma passar muito tempo exposto às telas?

#geraçaodigital #qi #quocientedeinteligencia #saude #saudeemprimeirolugar #desenvolvimentoinfantil #criancas #sbp #pediatria #neurologia #saudeemfoco


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo