Clinica NeuroGandolfi
Há produtos e terapias potencialmente perigosos que afirmam curar o autismo!

⚠️Há produtos e terapias potencialmente perigosos que afirmam curar o autismo!
🧩Produtos ou tratamentos que afirmam “curar” ou “tratar” o autismo ou sintomas relacionados a ele são enganosos e perigosos. Alguns podem acarretar riscos significativos à saúde.
🧩Algumas dessas terapias que apresentam riscos significativos à saúde, segundo o FDA, são:
✔️Terapias de quelação: esses produtos afirmam limpar o corpo de produtos químicos tóxicos e metais pesados ligando-se a eles e “removendo-os” de circulação. Eles vêm em várias formas, incluindo sprays, supositórios, cápsulas, gotas líquidas e banhos de argila. Os agentes quelantes aprovados pela FDA são aprovados para usos específicos que não incluem o tratamento ou a cura do autismo, como o tratamento de envenenamento por chumbo e sobrecarga de ferro, e estão disponíveis somente mediante prescrição. Os produtos de terapia quelante de prescrição aprovados pela FDA devem ser usados somente sob supervisão profissional. A quelação de minerais importantes necessários ao corpo pode levar a consequências graves e com risco de vida.
✔️Oxigenoterapia hiperbárica: envolve respirar oxigênio em uma câmara pressurizada e foi liberado pelo FDA apenas para certos usos médicos, como tratar a doença descompressiva sofrida por mergulhadores e fascite necrótica perineal (Síndrome de Fournier).
✔️Banhos de argila desintoxicante: adicionados à água do banho, esses produtos afirmam retirar toxinas químicas, poluentes e metais pesados do corpo. Eles são indevidamente anunciados como oferecendo “melhora dramática” para os sintomas do autismo.
✔️Vários produtos, incluindo leite de camelo cru, MMS (dióxido de cloro) e óleos essenciais: esses produtos foram comercializados como um tratamento para o autismo ou sintomas relacionados ao autismo, mas não se provaram seguros e eficazes para os usos anunciados.
👉Se você tiver alguma dúvida sobre tratamento, converse com um profissional de saúde especializado em cuidar de pessoas com Transtorno do espectro autista (TEA).
📚Referência: Food and Drug Administration (FDA), 04/17/2019.
#NÃOsãotratamentosdoautismo #autismo #autista #semevidenciascientificasnoautista
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
Pediatria - Neurologia Pediátrica
CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1