Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Intervenção comportamental no Transtorno do Espectro Autista (TEA).


📌 Intervenção comportamental no Transtorno do Espectro Autista (TEA).


🧩Intervenção comportamental é uma intervenção individualizada que deve ser aplicada de acordo com o perfil do aprendiz.


🧩Os programas que a intervenção utiliza para apoiar e ajudar pessoas com TEA visa, por exemplo: reduzir comportamentos inapropriados; ensinar habilidades para executar tarefas; treino de habilidades sociais; ensinar autocontrole, autonomia e autocuidados; extinguir comportamento autolesivo e agressivo com seus pares.


🧩Para intervenção comportamental, temos:


✔️A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é a ciência que aplica os princípios do comportamento à solução de problemas humanos. É a intervenção com maior evidencia científica no autismo e está indicado para todos os autistas, independente da idade ou nível. Necessita de 10 a 40 horas por semana.


✔️O Modelo Denver para Intervenção Precoce do autismo é um método de ensino baseado nas tecnologias de ensino naturalístico da ciência ABA, Treino Pivotal e Teorias desenvolvimentalista. Está indicado para crianças de 1 a 5 anos idade e é no mínimo 15 horas de intervenção por semana.


✔️A Terapia cognitiva comportamental é indicada para intervenção de ansiedade e depressão em autistas de 6 a 13 anos.


#aba #analisedocomportamentoaplicada #analisedocomportamento #ESDM #modelodenverdeintervencaoprecoce #terapiacognitivocomportamental #autista #autismo #intervencaocomportamental


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

5 visualizações0 comentário