Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Janelas de oportunidades do desenvolvimento infantil: por que são importante?


📌Janelas de oportunidades do desenvolvimento infantil: por que são importante?


🤔"Será que o meu filho ainda vai conseguir falar?" Essa é uma pergunta que não é possível de ser respondida com 100% de certeza. Cada ser humano tem um desenvolvimento próprio, que é influenciado por diversos fatores.


🧠A habilidade de aprendizagem ocorre durante toda a vida de um indivíduo. Entretanto, até os 6 anos de idade o cérebro humano está mais apto a absorver melhor as informações recebidas!


🧠Quando falamos no processo de desenvolvimento cerebral ligado a aprendizagem, uma das questões de grande relevância são os processos de poda neural e neuroplasticidade. A poda neural ou apoptose acontece inúmeras vezes ao longo da vida, porém as podas mais intensas acontecem na primeira infância, nas idades médias de 3, 5 e 7 anos.


👶🏻As crianças até os 6 anos são umas "esponjinhas", absorvendo tudo ao seu redor. É o período que chamamos de Janela de Oportunidade da criança. Por isso, é ideal apresentá-las a novos estímulos intensos e constantemente, fazendo toda diferença ao longo do seu crescimento.


🧩A intervenção precoce de qualquer atraso no desenvolvimento infantil é muito importante, justamente para aproveitarmos essa janela de oportunidade! Uma criança, que iniciou o tratamento adequado precoce, tem maiores chances de alcançar melhores resultados no futuro.


#autismo #autista #diagnosticoprecoce #deficienciaintelectual #atrasodefala #atrasomotor #atrasocognitivo #atrasoglobaldodesenvolvimento #intervencaoprecoce


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1


130 visualizações0 comentário