Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Marcos do desenvolvimento Social/Emocional de zero a 18 meses: o que você precisa saber?




📌Marcos do desenvolvimento Social/Emocional de zero a 18 meses: o que você precisa saber?

.

👧🏻2 meses: Começa a sorrir para as pessoas. Consegue se acalmar rapidamente (pode levar as mãos à boca e chupar a mão). Tenta olhar para os pais.

.

👶🏻4 meses: Sorri de forma espontânea, especialmente para as pessoas. Gosta de brincar com as pessoas e pode chorar se a brincadeira acaba. Imita alguns movimentos e expressões faciais, como sorrir ou franzir a testa.

.

👧🏻6 meses: Reconhece rostos familiares e começar a perceber se alguém é estranho. Gosta de brincar com outros, especialmente os pais. Responde a emoções alheias e normalmente parece feliz. Gosta de se ver no espelho.

.

👶🏻9 meses: Pode ter medo de estranhos. Pode ser grudado nos adultos familiares. Possui brinquedos favoritos.

.

👧🏻12 meses: É tímido ou nervoso com estranhos. Chora quando a mãe ou pai vai embora. Possui pessoas e objetos preferidos. Demonstra medo em algumas situações. Entrega um livro para você quando quer ouvir uma história. Repete sons ou reações para conseguir atenção. Levanta os braços e as pernas para ajudar na hora de se vestir. Brinca de “esconder e achar o rosto” e “ciranda”.

.

👶🏻18 meses: Gosta de dar coisas aos outros como forma de brincadeira. Pode ter ataques de birra. Pode ter medo de estranhos. Mostra afeto para as pessoas com quem está familiarizado. Brinca de faz de conta simples, como alimentar uma boneca. Pode grudar nos cuidadores em situações novas. Aponta para mostrar às outras pessoas algo interessante. Explora sozinho, mas com um dos pais por perto.

.

▶️Cada criança NÃO tem seu tempo. Se notar atraso socio-emocional no seu bebê, converse com o seu pediatra!

.

📚Referências: Aprenda os Sinais. Aja cedo. Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNi). 2019.

.

#sercrianca #cuidadosinfantis #bebês #desenvolvimentoinfantil #mamaecuida

35 visualizações0 comentário