Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Mas, afinal, o que seria o Transtorno do desenvolvimento intelectual?


▶️O Transtorno do desenvolvimento intelectual (Deficiência Intelectual) é um transtorno neurobiológico, englobado dentro da categoria dos transtornos do neurodesenvolvimento.


▶️Caracteriza-se por uma habilidade cognitiva e funcionamento adaptativo inferior a sua idade cronológica e população. O início dos déficits intelectuais e adaptativos ocorre durante o período do desenvolvimento.


▶️Frequentemente, apresentam prejuízos escolares, dificuldade no processo de aprendizagem, convívio social e outros.

.

▶️Pode ser classificado em leve, moderado, grave e profundo, de acordo com a necessidade de apoio que precisa em autocuidado, atividades básicas e práticas da vida diária e funcionamento adaptativo.


▶️ Os níveis de gravidade são definidos com base no funcionamento adaptativo, e não em escores de QI (quoeficiente de inteligência), uma vez que é o funcionamento adaptativo que determina o nível de apoio necessário. Além disso, medidas de QI são menos válidas na extremidade mais inferior da variação desse coeficiente.


▶️O diagnóstico é clínico e multidisciplinar e é fundamental a realização de uma avaliação neuropsicológica, feita por um profissional especializado da psicologia.


▶️Principais características:

✔️Dificuldade de aprendizagem.

✔️Dificuldade em compreender e executar atividades comuns.

✔️Comportamentos infantilizados.

✔️Prejuízo com autocontrole.

✔️Dificuldade de comunicação, fala, leitura e escrita.

✔️Dificuldade social e relacionamento.


▶️O diagnóstico precoce leva a estimulação precoce, logo proporciona melhora cognitiva e aquisição de habilidades comportamentais para se tornarem independentes. Pode ser feito a partir de 30 meses de idade, mas atrasos dos domínios cognitivos, comunicação, habilidades motoras, social e relacionamento e funcionamento adaptativo já podem ser percebidos desde 16 dias de vida.


⚠️Termos como retardo mental e deficiência mental não são mais utilizados.


#transtornododesenvolvimentointelectual #deficienciaintelectual #aba #analisedocomportamentoaplicada #analisedocomportamento


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

6 visualizações0 comentário