• Clinica NeuroGandolfi

Medicamento de TDAH é para vida toda?


Medicamento de TDAH é para vida toda?

📌 Você também tem essa dúvida?


➡ Em primeiro lugar é preciso esclarecer que não existe uma cura específica para o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, o TDAH, visto que ele não é uma doença, mas sim um transtorno neurobiológico, englobado dentro da categoria dos transtornos do neurodesenvolvimento.


De toda forma, a resposta é: depende!


➡ Existem níveis de TDAH e cada pessoa recebe o tratamento que condiz com a sua necessidade atual. Grande parte delas controla a situação com medicamentos psicoestimulantes (uso controlado) que regulam os sintomas. Nesse caso, o medicamento poderá ser para a vida toda, pois a interrupção dele consiste no retorno dos sintomas.


✅ No entanto, atualmente já existem terapias comportamentais que refletem uma melhora geral na pessoa com TDAH que podem permitir a redução da dose da medicação ou até mesmo dispensá-la. A terapia cognitiva comportamental é a primeira opção no tratamento, mas a Análise do Comportamento Aplicada (Clínica Analítico Comportamental) pode ser necessária em alguns casos.


💡 Lembre-se que esse é um processo a longo prazo e é essencial sempre buscar formas de melhorar o transtorno desde a infância.


#transtornodedeficitdeatencaoehiperatividade #tdah #medicacaoparatdah #medicaçaocontinua #medicamentoparatdah #saudeemprimeirolugar #hiperatividade #deficitdeatencao


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo