• Clinica NeuroGandolfi

Meltdown: Colapso nervoso no Autista


➡️Meltdown é um termo inglês, que em tradução para o português seria um "colapso nervoso", crises de explosão emocional ou perda do controle emocional que ocorrem em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


➡️ Birra é um recurso utilizado, geralmente por crianças em geral, com e também sem TEA, para chamar a atenção ou para conseguir alguma coisa que deseja de seus pais ou cuidadores. ⁣Costuma ocorrer quando ela é frustrada, repreendida ou lhe é negado algo. Trata-se de uma estratégia para que uma situação se reverta a seu favor.⁣ Portanto, Birra não é sinonimo de Meltdown.


👉 As crises meltdown podem se manifestar de várias maneiras, desde gritos, choros, chutes, se jogar no chão ou um aumento da agitação, das estereotipias motoras e, em casos mais graves, pode culminar em manifestação de autoagressividade ou agressão a terceiros.


👉Geralmente, acontece quando há um acúmulo de sensações ruins no TEA, um grau de estresse muito alto, ou ainda, tudo isso junto, sendo a sobrecarga sensorial o principal motivo, como, por exemplo, hipersensibilidade aos ruídos, vozes, luzes, odores e até uma roupa desconfortável.⁣


👉Há uma amplificação de um ou vários dos sentidos do TEA, de um modo extremamente desconfortavel a ele.

👉As crises de meltdown também podem ser desencadeadas por situações novas, quebras de rotina, excesso de informações, em que o indivíduo simplesmente tem dificuldade em processar e se adaptar, e isso vai se acumulando, causando estresse, ansiedade, até que ocorrer uma explosão, tal como um vulcão cheio de lava.⁣


👉Uma crise de explosão emocional é uma situação grave e deve ser tratada como tal, uma vez que o sujeito com TEA pode se colocar em risco nesta situação, desta forma, seguem algumas sugestões para manejar melhor a situação:


✔️Em primeiro lugar, sempre deve ser fazer o possível para que os meltdowns não ocorram. Na maior parte das vezes, eles estão ligados a algum tipo de frustração, tal como uma mudança de rotina não esperada ou algum tipo de expectativa que não foi satisfeita, por isso há necessidade de sempre adiantar ao TEA o que vai acontecer em seu dia.


✔️Em outros casos, as crises podem estar ligadas à hiperestimulação. É sabido que a maior parte dos TEA’s tem dificuldades sensoriais, então, estar em ambientes com muitos estímulos pode ser um complicador. e algumas situações cotidianas podem ser muito difíceis de ser enfrentadas, como a ida a um restaurante ou festas infantis. Por isso, sempre que se tente expor o TEA às situações do cotidiano, é preciso que os familiares estejam atentos a qualquer manifestação de estresse, para evitar perdas de controle mais severas.


🚨Se um meltdown ocorrer, procure manter a calma e a tranquilidade. Neste momento, o TEA vai precisar de uma informação comportamental adequada de quem o está auxiliando. Avaliar possíveis riscos é sempre o primeiro a ser feito. Gritar ou chamar a atenção não funcionam nestes momentos. Falar em um tom de voz firme e calmo é um bom caminho. Outra boa solução, é buscar um ambiente tranquilo e aguardar esta “energia ser descarregada”. Em casos mais extremos de risco, é necessária a contenção física, mas esta deve ser evitada ao máximo e ser usada como último recurso. Há técnicas corretas para se conter um TEA e aprendidas em cursos específicos para isso. Se você não sabe, não faça e só evite que ele se machuque.


⚠️Para finalizar, se você que está lendo essa postagem, não tem pessoas com TEA em sua família e por ventura presenciar uma “explosão emocional” em uma situação cotidiana, por favor, lide com esta situação com naturalidade e se limite a perguntar ao familiar se ele necessita de ajuda. O TEA não está sendo maltratado. Evite pensar que ele é um “coitadinho”. Tudo que ele e seu familiar necessitam é de respeito. Lembre-se que você já perdeu as estribeiras algum dia e deu os seus gritos e tudo o que você menos queria neste dia era algum desconhecido lhe dizendo o que fazer! Não é mesmo?


#meltdown #colapsonervoso #autismo #crisesdeexplosaoemocional #autista

#perdadocontroleemocional #birra #respeito #empatia #autismonaotemcara


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon