Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Meningite


📌 A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essa infecção pode ser causada por fungos, bactérias e vírus.


O risco de contrair esta doença é maior entre crianças até 5 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.


No Brasil, a meningite é considerada uma endemia, isto é, os casos da doença são esperados durante todo o ano, mas em determinada época há maior ocorrência de surtos e epidemias ocasionais.


➡ A doença causa sintomas como dor de cabeça intensa, febre, náuseas, vômitos e torcicolo. Quando não tratada, pode deixar sequelas e até levar à morte. Por isso, é fundamental estabelecer um tratamento de maneira urgente, e mais do que isso, é necessário se prevenir!


➡ Existem vacinas específicas que protegem a criança de meningites bacterianas e infecções generalizadas causadas pelas bactérias meningococo, pnemococo, Haemophilus influenzae e Mycobacterium tuberculosis (tuberculose). Como são vacinas inativadas, não há possibilidade de causar doença, sendo 100% segura e necessária.

.

#vacinaçao #vacinaçaoinfantil #meningite #meningitebacteriana #endemia #vacinaacwy #meningococicab #maternidade #maternidadenuaecrua #saudedacriança #cuidadosdemae


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

1 visualização0 comentário