Clinica NeuroGandolfi
“Meu filho compreende tudo, mas tem preguiça de falar!” - MITO

▶️Atraso de fala pode ter vários motivos, mas, com toda certeza, preguiça NÃO é um deles.
🧠Dizer “Cada criança tem seu tempo!” ou “Ele não fala por preguiça!” só faz o pequeno perder as ótimas janelas de oportunidade do desenvolvimento humano.
👉O impede de ter uma avaliação auditiva e terapia da fala e linguagem, que irão contribuir para o desenvolvimento saudável e adequado da sua comunicação!!!
✳️Os marcos do desenvolvimento da fala infantil são bem definidos e precisam ser alcançados no tempo adequado. Se não forem atingidos, deve-se iniciar imediatamente a intervenção e NUNCA esperar. Intervenção precoce melhora o prognóstico em TODOS os casos.
⚠️Fique atento aos marcos:
🗣10-11 meses: gestos comunicativos, como tchau/oi.
🗣12 meses: inicia-se as primeiras palavras funcionais, geralmente “mama” e “papa”, mas, dependendo da entonação, pode mudar o significado (“mama” pode ser mamãe ou mamá). Fala mama e papa específico para mamãe e papai.
🗣18 meses: já fala ao redor de 20 palavras funcionais; aponta, com o dedo indicador, o objeto desejado, com função de fazer pedido; segue instruções simples.
🗣24 meses: já fala mais de 200 palavras; usa, pelo menos, 10 verbos; utiliza frases de duas e até 3 palavras; segue instruções de duas ou mais etapas.
😩Preguiça para falar não existe!!! 🤦🏼♀️
⏰Tempo é precioso no desenvolvimento infantil! Estimule seu filho sempre! Aproveite a plasticidade 🧠neuronal dos primeiros 3 anos da vida dele da melhor forma possível! NÃO rotule! NÃO espere!
Quem concorda comigo levanta a mão 🙋🏼♀️
#criançanãotempreguiça #atrasonafala #criancaquenaofala #meufilhonaofala
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
Pediatria - Neurologia Pediátrica
CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1