• Clinica NeuroGandolfi

😩Meu filho dança todas as músicas da Galinha Pintadinha no YouTube, mas não fala uma palavrinha!😭


😩Meu filho dança todas as músicas da Galinha Pintadinha no YouTube, mas não fala uma palavrinha!😭


⚠️A fala é uma habilidade de comunicação que depende muito da interação com as outras pessoas para ser desenvolvida e, nas telas/eletrônicos (TV, celular, tablets, notebook, brinquedos com luz e sons ...), seu filho não terá isso.


🗣As telas/eletrônicos são, hoje, o principal motivo do Atraso na Aquisição e no Desenvolvimento da Linguagem em crianças até 2 anos.


👧🏻São crianças que tem uma boa capacidade intelectual, compreensão, interação social, atenção compartilhada, contato visual, brincadeira social e funcional, sorriso social e gestos comunicativos, mas falam pouco para o marco do desenvolvimento da linguagem da sua idade por ficarem horas a fio na frente de telas/eletrônicos.


🗣Muitas vezes essas crianças até repetem algumas palavras, mas não conseguem fazer frases ou iniciar e manter uma conversa, pois é só repetição e não uma fala própria.


🗣Eu sei que é bonitinho ver o bebê dançando e cantando as musiquinhas da Galinha Pintadinha no YouTube, mas isso prejudica o seu filho e não cria conexões neuronais para adquirir uma boa comunicação


🗣Emitir um mesmo som para várias situações não é uma palavra com comunicação significativa, pois para isso precisa ter intenção.


🗣Se o “Aga” é água e sempre que ele quer água, ele diz “Aga”, é uma palavra comunicativa significativa. Mas, se tudo é “Aga”, não é.


🗣O diagnóstico fonológico dos transtornos de comunicação é bem mais amplo e complexo do que essa simples explicação. Entretanto, quando os outros domínios do desenvolvimento estão dentro dos marcos da normalidade e só existe um atraso na comunicação expressiva, a exposição inadequada a telas/eletrônicos precisa ser considerada como etiologia.


🗣Se o seu filho não fala “mama” e “papa” específico aos 12 meses; não tem um vocabulário de 50 palavras aos 18 meses; ou não fala 200 palavras, sendo pelo menos dessas 10 verbos, e nem faz frases com 2 palavras aos 2 anos, uma avaliação auditiva (BERA), fonoaudiológica e com neurologista pediátrico já são necessárias.


⚠️NUNCA espere! Cada criança NÃO tem seu tempo, mas há marcos do desenvolvimento que devem ser alcançados no tempo certo!


#atrasonafala #criancaquenaofala #meufilhonaofala


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2009-2021 por Clínica Neurológica Gandolfi. Todos os direitos reservados.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon