Clinica NeuroGandolfi
Meu filho não fala. É normal?

A fala é a capacidade de expressar suas ideias, vontades e emoções através da oralidade.
➡ No entanto, muitas crianças não conseguem formar palavras mesmo após o tempo esperado para isso, ou seja, só se expressam através de gestos e sons.
Se o seu filho não se comunica conforme o marco do desenvolvimento esperado para a idade dele, converse com o seu pediatra. NUNCA espere! É fundamental observar o desenvolvimento e comportamento infantil e, se um sinal de alerta para atraso, iniciar a estimulação precoce.
✅ Estimule a fala do seu filho: conte histórias, cante músicas com gestos para acompanhar o som, narre ações do dia a dia, descreva o que estão vendo ou fazendo juntos. Siga o tempo de tela/eletrônicos adequados para cada idade e retire chupeta e mamadeira (maiores de 15 meses)!
➡ Elimine as possíveis causas dele não falar: audição prejudicada, falta de estímulo, tempo de tela/eletrônicos inadequados para a idade, uso deletérios de bicos (chupetas e mamadeiras), timidez e problemas genéticos. Sempre o leve à um fonoaudiólogo para realizar uma avaliação.
❗ É importante frisar que cada criança NÂO tem seu tempo.
🗣 10-11 meses: gestos comunicativos, como tchau/oi, já se iniciam.
🗣12 meses: inicia-se as primeiras palavras funcionais, geralmente “mama” e “papa”, mas, dependendo da entonação, pode mudar o significado (“mama” pode ser mamãe ou mamá). Fala mama e papa específico para mamãe e papai.
🗣24 meses: já fala mais de 200 palavras; usa, pelo menos, 10 verbos; utiliza frases de duas e até 3 palavras; segue instruções de duas ou mais etapas.
Se esses marcos não forem alcançados, já se trata de um real atraso na fala.
💡 Vale ressaltar: é fundamental levá-lo à um profissional especializado (foniatra, fonoaudiólogo e neurologista pediátrico), pois o atraso, quando não diagnosticado, pode desencadear outros transtornos do neurodesenvolvimento.
#meufilhonaofala #problemasnafala #atrasodafala #fonoaudiologia #meubebenaofala #criançasquenaofalam #atrasonodesenvolvimento #saudedacriança #desenvolvimentoinfantil
Dra. Valéria Gandolfi Geraldo
Pediatria - Neurologia Pediátrica
CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1