top of page
Buscar
  • Foto do escritorClinica NeuroGandolfi

Não se deve beijar as mãos e pés dos bebês!

Atualizado: 10 de out. de 2020


👶 Você sabia que não se deve beijar as mãos e pés dos bebês?


➡ Embora eles sejam realmente muito fofinhos, essa prática oferece graves riscos ao bebê: desde um pequeno resfriado à manifestação de gripe, bronquiolite e herpes. Beijo em bebês pode transmitir doenças fatais!😱


Bebês precisam de carinho e proteção, isso significa muitas vezes ser "o chato" e impedir um beijo. A fragilidade de seu organismo facilita o contágio por vírus, fungos e bactérias que podem estar presentes na saliva de crianças mais velhas e adultos. Em casos mais raros, podem provocar quadros graves e levar à morte.

Para prevenir, é necessário impedir a aproximação de pessoas doentes e evitar que salivas alheias cheguem à boca do bebê.


Dentre os males mais comuns que podem ser causados pelo beijo, tosse, espirro ou contato com objetos contaminados estão as infecções de ouvido e boca, gripe, resfriado e herpes. Bebês muito pequenos podem pegar o vírus sincicial respiratório e ter bronquiolite, que pode levar a graves consequências, principalmente, em prematuros.


Já se sabe que o selinho é algo totalmente dispensável quando estamos falando dos bebês, mas os pés e mãos também merecem atenção. Ao longo do dia, ele coloca a mão e pé na boca diversas vezes. O melhor lugar para beijar é o abdômen e testa.


➡ Beijar esses locais é muito perigoso. Através desse ato, pode-se transmitir bactérias que, posteriormente, irão para o organismo do bebê. Todas as doenças transmitidas por meio de gotículas de saliva são consideradas ameaças diretas para a saúde do pequeno.


Esses cuidados devem ser tomados principalmente nos dois primeiros meses de vida, quando a criança conta apenas com as defesas naturais adquiridas durante a gestação, e até os seis meses, período em que são dadas as primeiras vacinas.


Quanto menorzinho o bebê, maiores são os riscos. O aleitamento materno e a vacinação precoce são importantes, justamente, para que a criança adquira anticorpos contra as doenças.


As recomendações incluem ainda evitar aglomerações e lavar as mãos com água e sabão antes de segurar o bebê no colo.


👇 Você tem o costume de beijar o seu bebê? Beije a barriguinha ou a testa dele!


#beijonobebe #saudedobebe #carinhodemae #carinhodepai #eubeijomeubebe #selinhonobebe #maternidade #maternidadenuaecrua #pediatria #saudeemprimeirolugar #amomeubebe


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

2.691 visualizações0 comentário
bottom of page