• Clinica NeuroGandolfi

O perigo da cama compartilhada para os bebês!

Atualizado: Out 10


❗️Sabemos que o bebê dorme melhor com a mamãe: seja pelo calor do corpo dela🤱🏻, pelo cheiro da mamãe que não há igual, seja pelo toque carinhoso que o bebê sente ao longo do sono e das resmungadas (“mamãe está aqui👋🏻”). Por isso temos, a impressão de que o berço têm espinhos🌵, e mal colocamos o bebê naquele espaço amplo e frio e ele acorda (por que será hein?).


📌 A cama compartilhada ainda é uma dúvida muito recorrente quando falamos sobre os recém-nascidos. Afinal, quais são os perigos?


👶🏻A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) contra-indica esta prática porque afirma que ela apresenta mais apuros do que benefícios.


➡ Os pais podem dormir profundamente e causar algum tipo de acidente com a criança como, por exemplo, o sufocamento.


✔️Durante o sono (e que sono temos nesse período! Talvez o pior dos sonos que já presenciamos em nossas vidas, não é não🤤?), dentre as inúmeras pequenas capotadas ao longo da noite, podemos perder o controle e expor a criança a perigos (colocar todo o nosso peso sobre o bebê, podendo levar à fraturas ou sufocá-lo, causando danos que podem levar à morte).


➡ Além disso, existe o fato do desenvolvimento de uma dependência da criança em sempre dormir com alguém ao seu lado que, futuramente, pode acarretar em uma ansiedade de separação mais grave.


➡️A própria SBP defende que os bebês durmam até os 6 meses de vida, no mesmo quarto dos pais, em cama separada (seja o berço, miniberço ou carrinho). A Academia Americana de Pediatria é ainda mais “liberal”: criança deve dormir no quarto dos pais até 1 ano de idade!


👇 Agora conta aqui nos comentários, você compartilha a cama com seu filho?


#camacompartilhada #mamaeebebe #pediatra #maternidadeativa #maecuida #maedoano #desafiosdamaternidade #perigodacamacompartilhada #mamae #papai #dormircomobebe


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

0 visualização

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon