Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Orientação e Treinamento de pais e cuidadores de autista.


📌Orientação e Treinamento de pais e cuidadores de autista.


🧩A estimulação não é feita somente pela equipe de saúde que acompanha a criança. A intervenção não precisa ser 10 a 40 horas semanais? Então, os pais e cuidadores são treinados para aplicar a intervenção baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e assim conseguimos a intensidade adequada. Isso é extremamente relevante e as pesquisas internacionais mostram que a estimulação, quando é feita por meio de parceria entre equipe de saúde, família e escola, têm resultados muito mais promissores do que quando ocorre de forma isolada.


🧩Cabe ao especialista ABA orientar sobre as atividades de estimulação precoce própria para cada fase do desenvolvimento e os pais e cuidadores aplicam. Uma vez que o cérebro apresenta um nível ótimo nos primeiros meses de vida, quando a sinaptogênese e a mielinização são mais efetivas, a estimulação nessa fase poderá ter resultados mais efetivos do que quando o diagnóstico é tardio.


🧩A participação da família é considerada fundamental durante todo o processo de tratamento destas crianças e adolescentes. Até porque o “tratamento” deve ter início no ambiente terapêutico, mas deve ter continuidade no domicílio familiar.

.

#autista #autismo #paisterapeutas #aba #analisedocomportamentoaplicada #orientacaodepaisecuidadores #ESDM #modelodenverdeintervencaoprecoce


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

3 visualizações0 comentário