• Clinica NeuroGandolfi

Os meninos NÃO demoram mais para falar do que as meninas.


“Os meninos demoram mais para falar do que as meninas.” - MITO

👶🏻 Os meninos NÃO demoram mais para falar do que as meninas. Esse mito que eles são mais preguiçosos só os leva a perder as janelas de oportunidade do desenvolvimento infantil.


✳️Aproximadamente, 15% das crianças até 2 anos de idade podem ter algum nível de transtorno de comunicação, sendo que, desse grupo, cerca de 5% poderá ter dificuldade de aprendizagem, estando ou não relacionado com o atraso na aquisição da fala e linguagem.


✳️Apenas 50% das crianças com transtorno de comunicação melhoraram espontaneamente após os 3 anos de idade.


🤔Mas, afinal, como saber quais serão essas crianças que irão se recuperar espontaneamente e quais não irão? Não há como saber, logo, não se pode ficar esperando para ver se haverá recuperação sem intervenção terapêutica.


⚠️A avaliação audiológica, investigação etiológica e a terapia da fala e linguagem devem ser realizadas em TODAS as crianças com qualquer nível de atraso na aquisição da fala e linguagem. Assim, como que em TODAS com ausência de linguagem funcional ou muito prejuízo da linguagem funcional está indicada comunicação suplementar aumentativa (CSA).


👶🏻Os meninos neurotípicos NÃO são mais atrasados do que as meninas. Porém, alguns transtornos da comunicação social são mais frequentes nos meninos do que em meninas e isso não pode ser esquecido!


🗣12 meses: inicia-se as primeiras palavras funcionais, geralmente “mama” e “papa”, mas, dependendo da entonação, pode mudar o significado (“mama” pode ser mamãe ou mamá). Fala mama e papa específico para mamãe e papai.


🗣24 meses: já fala mais de 200 palavras; usa, pelo menos, 10 verbos; utiliza frases de duas e até 3 palavras; segue instruções de duas ou mais etapas.


⚠️Isso é igual para meninos e meninas, para brasileiros ou para qualquer outra nacionalidade!


⚠️Se você notar qualquer atraso no seu filho, converse com o seu pediatra. A intervenção deve ser iniciada imediatamente! NUNCA se espera!


⚠️ Diagnóstico precoce leva a intervenção precoce, logo, se previne futuros transtornos do neurodesenvolvimento. NÃO acredite em crendices populares!


#atrasodefala #intervencaoprecoce #diagnosticoprecoce #pediatriapreventiva


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon