Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

📌Pais terapeutas & Autismo.


🤔Mas, afinal, por que é tão importante o Coaching Parental no autismo?


✔️Os pais precisam conhecer o que é o autismo para se empoderarem e não se sentirem impotentes.


✔️A intervenção ABA intensiva (10 a 40 horas semanais) tem um custo alto e, muitas vezes, não são “fornecidas” no SUS ou na saúde suplementar. Assim, sendo os pais terapeutas, seria uma opção para aumentar as horas semanais de estímulo.


✔️ Em uma semana, a maior parte do tempo as crianças e adolescentes ficam com os pais. No dia a dia, eles precisam saber como não reforçar comportamentos inadequados, que são barreiras de aprendizagem, e estimular os adequados. Precisam saber estimular a comunicação e a socialização em casa.


✔️No autismo, há uma corrida contra o tempo ⏰, para não perdermos as janelas de oportunidades e recuperarmos os prejuízos.


✔️Os pais precisam conhecer as intervenções e como replicar os estímulos em casa.


✔️A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda: “As intervenções psicossociais baseadas em evidências, como o tratamento comportamental e os programas de treinamento de habilidades para os pais, podem reduzir as dificuldades de comunicação e comportamento social”.


👉 Os pais terapeutas no autismo não é uma opcional. É parte importante na intervenção dos autistas.


⚠️ Os pais devem estudar sobre a intervenção baseada em ABA (Applied Behavior Analysis = Análise do Comportamento Aplicada) no Autismo e Deficiência Intelectual; Integração Sensorial de Ayres; Treino Motor; Fonoaudiologia no Autismo; Musicoterapia; e Suporte escolar e plano de ensino individualizado baseados em ABA, pois são os tópicos cuja eficácia possui maior comprovação científica no autismo, hoje.


#autismo #autista #tea #treinamentodepais #coachingparental #espectroautista


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

5 visualizações0 comentário