• Clinica NeuroGandolfi

Piscina e Praia: Quando levar o bebê?

Atualizado: Jan 8



Não existe uma recomendação oficial quanto ao melhor momento em que a criança pode ser liberada para entrar em piscinas e praias.

Sabendo que o grande problema das piscinas é o cloro, que pode ser irritativo para a pele, olhos e nariz do bebê, é razoável que, em um primeiro momento, a piscina escolhida seja ozonizada ou salinizada.

Eu costumo liberar as crianças após 6 meses de idade, quando já possuem um calendário de vacinação um pouco mais avançado e, do ponto de vista neurológico, já são mais maduras para serem melhor apoiadas dentro da piscina.

É importante levar em consideração a higiene local. Se estivermos falando em locais aglomerados e com limpeza pouco constante ou duvidosa, não recomendo antes de 2 anos de idade, pelo maior risco de infecções.

As crianças com Dermatite Atópica devem ter a entrada postergada, já que o cloro é irritante e a água pode ressecar ainda mais a pele.

Antes dos 6 meses de vida, caso seu filho entre na piscina, evite mergulhar a cabeça sob risco de Otite Externa (risco maior em piscinas com cloro) e afogamento.

Já a Praia....

Para a praia vale a mesma coisa. Geralmente libero após 6 meses de vida mas precisa ser um ambiente limpo e sem muita aglomeração.

Na piscina, esse cuidado é importante, mas na praia deve ser redobrado: o uso do protetor solar. Em nosso país, eles são liberados a partir de 6 meses de vida e devem ser usados sem dó. Cuidados com os horários de exposição também devem ser tomados: evitar o sol entre 10h e 16h.

Aumente a oferta de água, leite materno e outros líquidos para os bebes maiores. Até 1 ano de idade, 15 minutos de exposição solar é suficiente. Entre 1 e 2 anos de idade eles toleram 1 hora de exposição ao dia, no horário estabelecido. Os maiores de 3 anos podem ficar até 3 horas ao sol, porém as medidas de hidratação e proteção solar não devem ser negligenciadas.

Consenso não existe, mas, se o bom senso for usado, a natação e a recreação em praias e piscinas será um momento de muito prazer e diversão para você e seus filhos.


Praia & Piscina com as crianças

➡ Nessas férias, você pretende levar seus filhos para locais que tenham praias e piscinas?


❗ Lembre-se: A diversão nesses lugares é garantida, mas todo cuidado é pouco!


➡ Caso em algum momento a criança esteja em locais onde há piscinas ou praias, a atenção deve ser redobrada, com cuidados básicos e sempre verificando se há cercas, boias e guarda-vidas.


➡ Outro fator importante, é que no verão as praias e locais com piscinas geralmente ficam mais cheios, o que requer ainda mais atenção para que os pequenos não se percam.


✔ Se atentar a estes cuidados, certamente irão garantir a diversão e segurança de toda a família!


Cuidados no verão com os filhos

⭐ Com a chegada do verão, é importante que todos os pais estejam atentos aos perigos causados pela exposição solar. Logo, seja no parque, na praia ou na piscina, é fundamental o uso constante do filtro solar.


📍 A pele da criança é mais sensível a exposição do sol, portanto, o exagero dessa exposição pode acabar acarretando em queimaduras.


➡ Quanto a forma de uso, cada idade possui uma recomendação diferente.


✔ Em crianças menores de seis meses não é recomendado o uso do filtro solar. A exposição ao sol deve acontecer antes das 10 da manhã ou após as 16 horas. Sendo indicado também o uso de cobertura por roupas leves e chapéus.


✔ Acima dos seis meses é recomendado uso de filtro solar com FPS superior a 30 e proteção UVA. Os responsáveis devem observar a composição do produto, dando preferência a protetores solares compostos totalmente por filtros inorgânicos, evitando o risco de desenvolver algum tipo de alergia. Outras medidas de proteção devem ser tomadas, como: proteção por roupas, chapéus e sombras.


✔ Já acima de 2 anos de idade a recomendação é fazer uso do produto indicado para crianças, com resistência à água e de fácil aplicação.


❗ Vale destacar que a reaplicação do filtro solar deve ser feita a cada 2 horas e após qualquer banho ou mergulho.


#cuidadosnoverão #verão #fériasescolares #férias #sol #cuidadosinfantis #sercrianca #mamaecuida #papaicuida #cuidados #cuidadonainfancia #criancasegura #maternidade #maternidadereal #cuidadonasferias #feriasescolares


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica - Desenvolvimento e Comportamento Infantil

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

0 visualização

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • Autismo na web
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon