• Clinica NeuroGandolfi

Porque é importante brincar de "faz de conta"?


As crianças adoram brincar de faz de conta, "trabalhando", sendo um médico dos bichinhos e bonecas, cozinhando deliciosas refeições imaginarias, salvando o universo e até pilotando naves espaciais. A brincadeira de faz de conta começa por volta dos 3 anos e vai até 8 anos ou mais.


Normalmente através desse faz-de-conta a criança interpreta e ressignifica o mundo real. É super importante para o seu desenvolvimento, pois através da brincadeira, ela expressa seus sentimentos, dificuldades, facilidades, questões que observa em família, ou no seu cotidiano na escola .


Este brincar faz com que ela desenvolva uma série de habilidades motoras e psicológicas, ajuda a estreitar os laços familiares e a conhecer melhor o que a criança pensa, sente e como ela se expressa diante do mundo


Benefícios físicos: ao brincar, construir cenários, montar "casinhas", alimentar bonecas, a criança desenvolve uma série de habilidades físicas motoras. Trabalha a interação motor-visual, psicomotricidade, coordenação espacial.


Benéficos Emocionais: criando seus cenários elas conseguem expressar suas dificuldades, contradições. Há um aumento da autoestima (com princesas, super-heróis) desenvolvimento de sentimento de segurança e proteção, independência, reconhecimento dos seus sentimentos através dos seus inúmeros "personagens".


Benefícios Sociais: seja brincando sozinha ou em grupo, a criança aprende a colocar-se no lugar do outro, interagir e superar disputas, aceitar interferências em suas ideias, liderar e ser liderada. A importância de socializar em brincadeiras em grupos está sendo cada vez mais necessária, visto que muitos dos trabalhos necessitam um bom relacionamento em equipe, e cada vez mais trabalho cooperativos. Nesse faz de conta da vida real, as crianças criam expressões e regras que são compartilhadas com todos que estão envolvidos, é o momento em que ela pode aprender a explicar o que pensa e compreender as opiniões de outras pessoas.


Benefícios Intelectuais: em cada brincadeira, a criança extrapola seus conhecimentos e sua imaginação, criando histórias, personagens, situações. Seja criando um brinquedo de uma caixa de papelão ou construindo seu vulcão, ela está trabalhando e criando seu conhecimento. Ela resolve problemas, aprende matemática ao dividir a "comida" entre as bonecas, aprende tradições de sua família ou seu grupo social.


Brincar junto: lembra da suas brincadeiras? Entre no mundo da imaginação do seu filho e se divirta junto. Você aumenta o vínculo com ele e ainda passa a conhece-lo melhor.


#psicologiainfantil #maternidadereal

#maefilha #trabalhocomamor #clinicaneurologicaganfolfi


Renata Böhme Golasqui

Psicóloga - Neuropsicóloga - Psicopedagoga

Acompanhante Terapêutico Escolar Aplicador ABA

CRP: 06/83800

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon