• Clinica NeuroGandolfi

Prematuridade: Por que é tão importante o estímulo precoce intenso, constante e multidisciplinar?

Atualizado: Nov 5


🧠A habilidade de aprendizagem ocorre durante toda a vida de um indivíduo. Entretanto, até os 6 anos de idade o cérebro humano está mais apto a absorver melhor as informações recebidas!


🧠Quando falamos no processo de desenvolvimento cerebral ligado a aprendizagem, uma das questões de grande relevância são os processos de poda neural e neuroplasticidade. A poda neural ou apoptose acontece inúmeras vezes ao longo da vida, porém as podas mais intensas acontecem na primeira infância, nas idades médias de 3, 5 e 7 anos.


👶🏻As crianças até os 6 anos são umas "esponjinhas", absorvendo tudo ao seu redor. É o período que chamamos de Janela de Oportunidade da criança. Por isso, é ideal apresentá-las a novos estímulos intensos e constantemente, fazendo toda diferença ao longo do seu crescimento.


👶🏻A intervenção precoce do prematuro é muito importante, justamente para aproveitarmos essa janela de oportunidade! Uma criança, que iniciou a intervenção adequada precoce, tem maiores chances de alcançar melhores resultados no futuro.


👶🏻Os bebês prematuros tem risco associado com Paralisia Cerebral (PC), Atraso global do desenvolvimento, Transtorno do processamento sensorial, Autismo, TDAH, Deficiência Intelectual, Transtorno da comunicação, Transtornos específicos de aprendizagem, Transtorno do desenvolvimento da coordenação, Transtorno do Movimento Estereotipado, Transtorno de Tique e outros Transtornos do Neurodesenvolvimento, sendo que quanto menor a Idade Gestacional e/ou menor o peso ao nascimento maiores serão os riscos.


⚠️ Por isso é tão importante o estímulo precoce intenso, constante e multidisciplinar dos domínios cognitivo, sensorial, motor, comunicação, social, relacionamento, e funcionamento adaptativo nos prematuros.


👶🏻A idade gestacional corrigida é calculada até 2 anos. Depois disso, os marcos do desenvolvimentos são acompanhados pela idade cronológica.


✳️Instrumentos de avaliação, como as Escalas Bayley III, são úteis para a detecção precoce de alterações no desenvolvimento e comportamento infantil. Desta forma, é importante os prematuros serem acompanhados por neurologista pediátrico, para a realização dessas avaliações periódicas.


#intervençãoprecoce #novembroroxo💜 #prematuro #conscientização #17denovembro #17denovembrodiamundialdaprematuridade #novembroroxomêsdoprematuro


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

Rua Dr. Pedro Costa, 483 - 3o. andar, sala 32, Centro, Taubaté - SP

CEP: 12.010-160  -  Tel: (12)-3621.4846 / Celular e whatsApp: (12) 97401. 8970  

E-mail: neurogandolfi@hotmail.com  -  Atendimento secretaria: Segunda a sexta das 9h às 16h

©  2020 por Clínica Neurológica Gandolfi.

  • CE28317B-9C74-43D8-8275-87F447147B56_edi
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon