Buscar
  • Clinica NeuroGandolfi

Quais são os instrumentos de avaliação do autista?


📌Instrumentos de avaliação do Autista:


🧩O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é clínico e multidisciplinar. A avaliação é feita por profissionais que estão habituados a atender crianças e adolescentes com atrasos do desenvolvimento, como neurologistas pediátricos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.


🧩Baseia-se na observação dos indicadores de desenvolvimento, do comportamento, funcionamento das habilidades emocionais, sociais e cognitivas e na história clínica da pessoa.


🧩As escalas e testes de triagem e diagnóstico para identificação precoce do TEA, associando métodos de análise que identificam padrões comportamentais das crianças e adolescentes a partir da ótica dos pais e responsáveis, em casa, e dos educadores, nas instituições de ensino, constituem uma visão ampliada para o diagnóstico mais preciso.


🧩Não existem, mesmo a nível mundial, exames complementares capazes de, a partir de biomarcadores, fazer o diagnóstico do TEA. Sendo assim, é importante a colaboração entre as famílias, os professores e profissionais de saúde para o diagnóstico precoce, melhora da

qualidade de vida e inclusão social das crianças e adolescentes.


🧩Na avaliação padronizada do diagnóstico, utiliza-se de duas fontes principais de informação:


✔️Descrições dos pais, cuidadores e escola sobre o curso do desenvolvimento e padrões de comportamentos atuais do indivíduo.

✔️Informações a partir da observação direta do comportamento do indivíduo.


🧩Qual o passo a passo do processo diagnóstico?👇🏻

#autismo #autista #diagnosticodoautismo #ados2 #adir #cars2 #autismonaotemcara


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105.691 - RQE: 26.501-1

10 visualizações0 comentário