• Clinica NeuroGandolfi

Qual a idade certa para alfabetização?

Atualizado: 10 de Out de 2020


❗É comum a maioria dos pais terem dúvidas e preocupações em relação ao processo de alfabetização de seus filhos. ✔ Algumas pesquisas neurocientíficas apontam que aos 6 anos de idade a criança já pode ser incluída no processo sistemático de alfabetização. ✔ A alfabetização acontece neste período, pelo fato da criança está mais apta às habilidades de leitura e escrita. ➡ Entre 2 e 3 anos de idade, as crianças são estimuladas com cores, sons, letrinhas e outros itens de forma lúdica. Esses exercícios possibilitam a assimilação desses novos itens e novidades; ➡ Entre 6 e 7 anos e 8 meses de idade, a criança já está pronta e preparada para ser alfabetizada, tendo como resultado o estímulo recebido lá trás.


➡️ Antes de pensarmos em déficit de atenção, não podemos esquecer que a atenção não pode ser mantida durante 50 minutos, por isso é preciso romper o formato atual das aulas.

Mais vale assistir 50 aulas de 10 minutos do que 10 aulas de 50 minutos.


✔️Na prática, uma vez que esses formatos não serão alterados em breve, os professores devem quebrar a cada 15 minutos com um elemento disruptor: uma anedota sobre um pesquisador, uma pergunta, um vídeo que levante um assunto diferente. 📍O ideal é que os pais mantenham um diálogo com a escola e sintam como está a evolução dos seus filhos. #alfabetizacao #alfabetizar #criancas #filhos #cuidadosmaternos #maternidade #maternidadeativa #escola #voltaasaulas #mamae #papai #falapediatra #orgulhodapediatria


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP: 105.691 / RQE: 26.501-1

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo