• Clinica NeuroGandolfi

Qual a indicação do cariótipo na prática clínica?


📌 O cariótipo é um exame realizado para verificar os cromossomos e suas estruturas, na qual envolve nosso material genético.


➡ Esse exame é feito através da coleta de sangue e permite organizar os cromossomos em pares para identificar monossomias, trissomias, translocações e outras alterações cromossômicas comuns.


🧬Hoje, na prática clínica, indicamos o cariótipo em situações onde o fenótipo (características observáveis) são de Síndrome de Down, Patau, Edwards e Cri-Du-Chat ou alterações dos cromossomos sexuais.


🧬Também indicado nas suspeitas clínicas de Encefalopatia epiléptica e do desenvolvimento por Síndrome do cromossomo 20 em anel (r20), pois, dessa forma, a intervenção é mais direcionada e o tratamento melhor respondido.


🧩No Transtorno do espectro autista e outros transtornos do neurodesenvolvimento não tem indicação clínica, mas acaba sendo solicitado devido a ser um pré requisito do ROL da ANS para autorizar a realização do Teste genômico micro array CGH/SNAP array.


❗Ele também pode ser indicado para analisar a fertilidade, já que a esterilidade pode estar associada à alterações cromossômicas.


👇 Você já tinha ouvido falar nesse exame?


#carotipo #examedecromossomos #alteraçaodecromossomos #contagemdecromossomos #mutacaocromossomica #saudeemprimeirolugar #esterilidade #saudeemfoco


Dra. Valéria Gandolfi Geraldo

Pediatria - Neurologia Pediátrica

CRM-SP 105691 - RQE: 26.501-1

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo