Quem são as crianças e adolescentes que merecem atenção na pandemia do novo coronavírus?

Atualizado: Mar 31

➡️Embora muito se fale sobre quão perigosa a infecção pelo novo coronavírus é para os idosos, precisamos ter consciência que algumas crianças e adolescentes também merecem atenção🚑

🚨 Cuidados redobrados para crianças e adolescentes com:

🔹Paralisia Cerebral Infanfil ou Espasticidade GMFCS IV e V: as limitações motoras propiciam a ocorrência de infecções respiratórias em maior frequência.

🔹️Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e/ou Deficiência Intelectual: muitos desses pequenos costumam levar objetos ou a mão a boca ou ao rosto e morder ou lamber as mãos ou objetos de forma indiscriminada, o que aumenta a chance de contaminação por vírus e bactérias. Além disso, podem ter dificuldade de lavar com frequência as mãos ou deixar que apliquem o álcool em gel, devido, por exemplo, a textura por problemas sensoriais.

🔹️Sialorreia: a quantidade excessiva de saliva é altamente infectante, além de causar mais infecções de vias aéreas superiores e inferiores (ex: gripes, pneumonias, etc).

🔹️Qualquer transtorno que tenha pneumonias e outros quadros respiratórios de repetição: tendem a apresentar maior chance de complicações se infectados pelo novo coronavírus.

🔹️Doenças Neuromusculares: especialmente se houver comprometimento da musculatura entre as costelas (intercostais), pois isso causa restrição ventilatória importante.

🔹️Doenças cardíacas, respiratórias e autoimunes.

🔹️ Imunossupressão por tratamento de câncer ou outro motivo.

⚠️Pacientes com traqueostomia e gastrostomia: necessitam frequentemente de aspiração e devem ser mantidos o mais isolados possível, pois há risco aumentado de infecção e complicações respiratórias.

#cuidadosinfantis #autista #autismo #paralisiacerebral #deficienciaintelectual

#doencasraras #prevencao #saudeinfantil #coronavirus #covid19 #covid #pandemia #coronavirusbrasil #quarentena #medicosqueinformam

Pediatria - Neurologia Pediátrica - Epilepsia

Desenvolvimento e Comportamento Infantil